- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Argentina: pesquisa mostra queda recorde na popularidade de Milei após 3 semanas de governo

© AP Photo / Gustavo GarelloO recém-empossado presidente da Argentina, Javier Milei, fala fora do Congresso em Buenos Aires. Argentina, 10 de dezembro de 2023
O recém-empossado presidente da Argentina, Javier Milei, fala fora do Congresso em Buenos Aires. Argentina, 10 de dezembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 03.01.2024
Nos siga no
Sem completar sequer um mês de governo, o presidente da Argentina, Javier Milei, tem uma das quedas de popularidade mais drásticas em tão pouco tempo para uma liderança política na América Latina. É o que apontou a consultoria Zuban Córdoba e Associados, que mostrou que 55% dos entrevistados desaprovam a nova gestão.
A pesquisa foi realizada entre 28 e 29 de dezembro, dias após as primeiras medidas anunciadas pelo governo para desregulamentar a economia, o que levou a uma inflação de 30% apenas em dezembro e desvalorização ainda maior do peso argentino. A consultoria responsável pelo levantamento ainda foi uma das poucas que acertou os cenários nas eleições do país no ano passado.

"Durante anos, repetimos como um mantra que os contextos mandam e são extremamente líquidos […]. Governar acreditando que o consenso alcançado em um momento específico no tempo será permanente é o primeiro passo para cometer erros graves", alertou em seu estudo mais recente.

Conforme o levantamento, Milei perdeu mais de um ponto percentual por dia na imagem positiva até a vitória no segundo turno. "É a perda do diferencial positivo mais acelerada de que temos registro. Arriscamos dizer que provavelmente seja a mais acelerada da história da região", informou.

54,3% dos argentinos acreditam que país está na direção errada

Todos os indicadores que avaliam a popularidade do governo argentino foram negativos, pontua a consultoria. Para 54,3% dos entrevistados, o país está na direção errada e 52,9% acreditam que estará pior dentro de um ano do que atualmente.
Além disso, 51,9% são contrários às recentes reformas anunciadas por Milei e apenas 38,2% disseram que manterão o apoio ao presidente recém-eleito, apesar de também considerarem que as medidas possuem impacto negativo.
Ao contrário do que foi prometido durante a campanha eleitoral, 65% dos eleitores ainda acreditam que o ajuste fiscal para restaurar as contas públicas afeta diretamente as classes menos favorecidas — a pobreza já atinge mais de 40% da população do país.
Grafite em espanhol: “Milei traidor”, em Buenos Aires. Argentina, 21 de dezembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 02.01.2024
Panorama internacional
Milei vai 'desiludir grande parte dos eleitores' na Argentina com seus decretos, apontam analistas

Medidas de Milei não têm respaldo popular

Já com relação ao controverso Decreto de Necessidade e Urgência (DNU), que desregula a economia, 57,1% consideram que a medida favorece apenas as empresas, e não a população.
Ademais, 56,6% afirmam que caso ocorra aumento de mais de 300% nas contas de água e luz, além do transporte público, deixarão de apoiar o atual presidente.
A chamada Lei Ônibus, que Milei apresentou ao Congresso Nacional e até ameaçou a realização de plebiscito caso não seja aprovada, também não conta com respaldo popular: 60,3% discordam ou discordam fortemente, e 61,5% defendem que deveria ser rejeitada pelos legisladores.

"Discutir como chegamos a este ponto tão rapidamente seria assunto para vários relatórios. Mas acreditamos ser importante destacar pelo menos um elemento. A continuidade da comunicação de campanha, estando já no governo, provou ser uma mistura fatal com as primeiras medidas anunciadas", resume a consultoria, que alertou o governo sobre a necessidade de acender "todas as luzes vermelhas de advertência".

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала