- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Pacote econômico de Milei pode prejudicar mais de 20 mil estudantes brasileiros na Argentina

© AP Photo / Gustavo GarelloJavier Milei, recém-empossado presidente da Argentina, fala do lado de fora do Congresso, em Buenos Aires, em 10 de dezembro de 2023
Javier Milei, recém-empossado presidente da Argentina, fala do lado de fora do Congresso, em Buenos Aires, em 10 de dezembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 28.12.2023
Nos siga no
Milhares de estudantes brasileiros podem ser impactados pelo novo pacote enviado ao Congresso da Argentina pelo presidente Javier Milei, eleito há menos de um mês.
Um dos itens da Lei de Bases e Pontos de Partida para a Liberdade dos Argentinos, que tem mais de 664 artigos, possibilita a cobrança pelo ensino universitário, atualmente gratuito. O pacote contabiliza mais de mil leis.
Segundo dados do Ministério da Educação da Argentina, a vasta maioria dos universitários estrangeiros (96%) são latino-americanos e uma das carreiras mais populares é a medicina. O Brasil ocupa o primeiro lugar da lista, com mais de 22 mil alunos matriculados em instituições públicas e privadas.
Se o pacote de Milei for aprovado, as instituições estarão habilitadas a cobrar mensalidade dos estrangeiros que não tiverem residência no país.
A mais recente "Síntese de Informações Estatísticas Universitárias" elaborada pela pasta mostra que em 2021 havia cerca de 117,8 mil estudantes estrangeiros matriculados em universidades argentinas, do total de 2,73 milhões.
Protestos em frente ao Palácio da Justiça de Buenos Aires - Sputnik Brasil, 1920, 28.12.2023
Panorama internacional
Argentina: maior sindicato do país convoca greve geral contra decreto de Milei
Uma paralisação foi anunciada nesta quinta-feira (28) pela Confederação Geral do Trabalho (CGT), a principal central sindical argentina, para protestar contra a "Lei Ómnibus", um dos projetos de lei enviados por Milei ao Congresso.
O pacote também estabelece superpoderes para Milei até dezembro de 2025, podendo ser prorrogado por dois anos, até o fim do mandato.
Ontem (27) Milei anunciou que o Banco Central da Argentina vai emitir notas de 20 mil e 50 mil pesos argentinos, em um esforço para reduzir a quantidade de cédulas em circulação no país.
Em entrevista concedida ao jornal La Nación, Milei disse que o objetivo da medida é acabar com o que chamou de "tortura", que é carregar uma grande quantidade de cédulas devido à inflação, que avançou 160,9% em novembro e já é a mais alta em 32 anos.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала