- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Argentina: maior sindicato do país convoca greve geral contra decreto de Milei

© AP Photo / Rodrigo AbdProtestos em frente ao Palácio da Justiça de Buenos Aires
Protestos em frente ao Palácio da Justiça de Buenos Aires - Sputnik Brasil, 1920, 28.12.2023
Nos siga no
Menos de um mês após a posse do presidente Javier Milei na Argentina, o novo governo já deve enfrentar uma greve geral. A paralisação foi anunciada nesta quinta-feira (28) pela Confederação Geral do Trabalho (CGT), a principal central sindical argentina, em resposta à Lei Ônibus, projeto de lei enviado por Milei ao Congresso.
A Lei de Bases e Pontos de Partida para a Liberdade dos Argentinos conta com 664 artigos. Diante da emergência pública nas áreas econômica, financeira, fiscal, de segurança e defesa, a proposta do governo estabelece superpoderes para Milei até dezembro de 2025. A medida ainda poderia ser prorrogada por mais dois anos, até o fim do mandato de Milei.
A expectativa é que os trabalhadores iniciem a greve no dia 24 de janeiro com uma caminhada até o Congresso Nacional. Esta será a primeira paralisação geral enfrentada pelo novo governo.
A última greve dessa magnitude aconteceu em maio de 2019, ainda durante a gestão do ex-presidente Mauricio Macri, que enfrentou cinco greves. Já durante o governo Alberto Fernández não houve nenhuma convocação.
A greve também foi uma resposta solicitada por outras centrais sindicais, como a Central de Trabalhadores Argentinos (CTA) e a Associação de Trabalhadores do Estado (ATE) — representada pelos servidores públicos —, que denunciou a demissão por decreto de 5 mil funcionários públicos.
O presidente da Argentina, Javier Milei, acena antes de acender o candelabro gigante da Menorá, montado para o tradicional festival de luzes judaico de Hanukkah. Buenos Aires, 12 de dezembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 27.12.2023
Panorama internacional
Milei fará plebiscito caso o Congresso recuse pacote de medidas; protestos tomam Argentina (VÍDEOS)

Medidas arbitrárias do governo

Para a central sindical, o decreto do presidente Javier Milei possui "muitas medidas arbitrárias, anticonstitucionais e prejudiciais a um grande número de direitos civis, comerciais e sociais", além de introduzir "uma reforma regressiva cujo único objetivo é disciplinar os trabalhadores, restringir a atividade sindical e privilegiar interesses empresariais".
Ao todo, a gestão revogou mais de 300 leis para desregulamentar a economia e alterar direitos trabalhistas.
Com uma inflação que já supera 160% em novembro e é considerada a mais alta dos últimos 32 anos, o presidente argentino, Javier Milei, anunciou que o Banco Central da Argentina vai passar a emitir notas de 20 mil e 50 mil pesos argentinos em um esforço para reduzir a quantidade de cédulas em circulação no país.
Em entrevista para anunciar a medida, concedida ao jornal argentino La Nación, Milei disse que, para os cidadãos argentinos, é uma tortura carregar uma grande quantidade de cédulas.
"A coisa do dinheiro é uma tortura. Imagine que você tem que fazer um pagamento em dinheiro e tem que carregar um maço de papéis, que coloca uma etiqueta na sua testa que diz 'Roube aqui'. É óbvio que você está carregando dinheiro", disse.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала