- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Queda do dólar em 2023 e esforços do BRICS ilustram o começo da desdolarização global, diz analista

© AFP 2023 / Atta KenareUm close mostra uma nota de um dólar colocada sobre uma mesa em Teerã (foto de arquivo)
Um close mostra uma nota de um dólar colocada sobre uma mesa em Teerã (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 02.01.2024
Nos siga no
Para analista, além do enfraquecimento do dólar ter sido naturalmente observado no mercado financeiro no ano passado, as políticas do BRICS ajudam para que o mundo abra cada vez mais espaço para transações com diversos tipos de moedas e reduza a hegemonia da moeda norte-americana.
O dólar sofreu uma queda de 2,7% face a outras importantes moedas globais em 2023. A queda, a maior do gênero desde 2020 quando o dólar caiu 5,5%, ocorre em meio às transformações tectônicas da geopolítca em curso nos contornos da economia global, à medida que os Estados Unidos tentam utilizar sua moeda como meio de pressão econômica contra rivais geopolíticos.
Para a pesquisadora associada do Instituto para o Diálogo Global – um think tank com sede na África do Sul – Ashraf Patel, "o declínio do dólar é uma tendência e um fenômeno de longo prazo, e estamos apenas nas fases iniciais desse processo", disse à Sputnik.

"A expansão do BRICS, a ordem de múltiplas moedas correntes e a mudança para uma 'moeda BRICS' é certamente um fator central à medida que o comércio mundial [e] os padrões de investimento econômico estão se diversificando", disse Patel, referindo-se ao conceito de moeda discutido extensivamente antes da cúpula do BRICS na África do Sul, em agosto passado.

Seja por meio da moeda de outra nação ou sob a forma de uma nova unidade monetária do BRICS, os benefícios potenciais de uma alternativa estável ao dólar como hegemonia do comércio mundial para os países do Sul Global não podem ser exagerados, analisa Patel.
"A desdolarização significaria, claro, menos espaço para os EUA usarem e abusarem das moedas das nações para objetivos políticos, como tem sido a sua prática política padrão durante décadas. […] as portas da desdolarização já se abriram, e uma nova diversificação financeiro-econômica e comercial global é a nova norma", ressaltou.
Presidentes dos países membros e amigos do BRICS durante a última cúpula do grupo. Joanesburgo, 24 de agosto de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 01.01.2024
Panorama internacional
BRICS 2024: Rússia assume presidência com foco na desdolarização e sistema de pagamento alternativo
A moeda norte-americana vem perdendo vantagem progressivamente no mercado mundial. Nas transações entre China e Rússia, por exemplo, 95% do comércio entre os dois países já não passa pela moeda estadunidense.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала