- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Yuan chinês ultrapassa iene do Japão e se torna a 4ª moeda mais usada em acordos globais

© AFP 2023Um funcionário de um banco contando notas de 100 yuans em um balcão de banco em Nantong, na província de Jiangsu, no leste da China, 13 de novembro de 2023
Um funcionário de um banco contando notas de 100 yuans em um balcão de banco em Nantong, na província de Jiangsu, no leste da China, 13 de novembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 23.12.2023
Nos siga no
A moeda chinesa foi utilizada mais do que a do Japão para pagamentos internacionais pela primeira vez desde janeiro de 2022, chegando ao quarto lugar do ranking mundial.
Os dados são do serviço de pagamento internacional SWIFT e foram divulgados pelo jornal Nikkei Asia. Nas negociações de novembro, a participação do yuan entre todas as moedas foi de 4,61%, a mais alta desde os primeiros dados disponíveis em 2015.
No topo da lista estava o dólar norte-americano com 47,08%, seguido pelo euro com 22,95% e a libra esterlina com 7,15%. A participação do iene japonês foi de 3,41%.
A utilização do yuan para petróleo e outras transações com a Rússia está em progressão. Ao mesmo tempo, Pequim negocia com países emergentes, como Argentina e Brasil, cada vez mais em sua moeda.
"Parece que outros países emergentes também estão a utilizar o yuan quando importam petróleo bruto russo", disse Toru Nishihama, economista-chefe do Dai-ichi Life Research Institute.
Observando as tendências nos pagamentos em yuans por país ou região fora da China continental, Hong Kong representou cerca de 80%.
Em outubro, Brasil e China realizaram uma operação completa em yuan e real pela primeira vez. O motivo da transação foi uma exportação de celulose da Eldorado Brasil, empresa de São Paulo com representação em Xangai. O produto foi enviado em agosto do porto de Santos para o de Qingdao, conforme noticiado.
A negociação em moedas locais foi apontada como "marco na história do comércio sino-brasileiro, que fornecerá os caminhos para mais empresas".
Rublos e yuans - Sputnik Brasil, 1920, 27.09.2023
Panorama internacional
Uso crescente do yuan no comércio Rússia-China está 'corroendo o domínio do dólar'
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала