- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

MRE da França anuncia fechamento de sua embaixada no Níger por 'período indefinido'

© AFP 2023 / -Manifestantes seguram um cartaz anti-França durante uma manifestação no dia da independência em Niamey, em 3 de agosto de 2023. Preocupações de segurança construídas em 3 de agosto de 2023
Manifestantes seguram um cartaz anti-França durante uma manifestação no dia da independência em Niamey, em 3 de agosto de 2023. Preocupações de segurança construídas em 3 de agosto de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 02.01.2024
Nos siga no
Fontes diplomáticas francesas reconheceram o fechamento da embaixada por tempo indefinido e os funcionários nigerinos começarão a ser despedidos a partir de 30 de abril de 2024.
O governo francês disse nesta terça-feira (2) que fechou sua embaixada no Níger, confirmando planos anunciados anteriormente, depois que as relações entre os dois países se deterioraram com o golpe militar ocorrido no país da África Ocidental em julho do ano passado.

"Durante cinco meses, a nossa embaixada foi severamente prejudicada, impossibilitando o cumprimento das suas missões", disse uma porta-voz do Ministério das Relações Exteriores em um comunicado citado pela agência Reuters.

No dia 19 de dezembro, o ministério já tinha sinalizado que estava para fechar a representação.

"O Ministério da Europa e dos Negócios Estrangeiros da República Francesa é lamentavelmente forçado a fechar a embaixada por um período de tempo indefinido", dizia um documento enviado aos funcionários nigerinos da embaixada e assinado pelo embaixador francês no Níger, Sylvain Itté, de acordo com a Associated Press.

A Embaixada da França no Níger foi atacada por manifestantes em 30 de julho de 2023, e a junta militar que governa o país declarou o embaixador francês persona non grata antes de estabelecer um bloqueio em torno da embaixada.
Voluntária carrega saco de grãos distribuído pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) - Sputnik Brasil, 1920, 29.12.2023
Eventos que marcaram 2023 e previsões para 2024
África 2023: do rompimento do Níger com a França a novos países no BRICS; veja os principais pontos
As relações entre a França e o Níger estão em crise desde o golpe de Estado contra o presidente, Mohamed Bazoum, e a recusa de Paris em colaborar com a junta militar que governa o país.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала