- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Com resistência da França, junta militar do Níger instrui polícia a expulsar embaixador francês

© AFP 2023Oficiais da Polícia Nacional do Níger montam guarda enquanto apoiadores do Conselho Nacional de Salvaguarda da Pátria (CNSP) do Níger protestam do lado de fora do Níger e da base aérea francesa em Niamey em 30 de agosto de 2023
Oficiais da Polícia Nacional do Níger montam guarda enquanto apoiadores do Conselho Nacional de Salvaguarda da Pátria (CNSP) do Níger protestam do lado de fora do Níger e da base aérea francesa em Niamey em 30 de agosto de 2023  - Sputnik Brasil, 1920, 31.08.2023
Nos siga no
A junta que tomou o poder no Níger disse hoje (31) que o embaixador francês no país, Sylvain Itté, não tinha mais imunidade diplomática e instruiu a polícia a expulsá-lo.
Os vistos do embaixador e da sua família foram cancelados, afirmou a junta em comunicado confirmado como autêntico pelo chefe de comunicações do grupo.
Na sexta-feira (25), o grupo militar deu 48 horas para o Itté deixar o país, após o diplomata negar uma reunião com a chancelaria nigerina e também como um tipo de resposta às ações tomadas pelo governo francês que disse serem "contrárias aos interesses do Níger", conforme noticiado.
Entretanto, ainda na sexta-feira, o Ministério das Relações Exteriores da França afirmou disse que os militares não tinham autoridade para isso.
"A França tomou nota da exigência dos golpistas. Os golpistas não têm autoridade para fazer tal pedido, as autoridades legítimas eleitas do Níger são responsáveis por credenciar o embaixador", disse a chancelaria francesa.
Nesta segunda-feira (28), o presidente Emmanuel Macron, que o embaixador permaneceria no país apesar da pressão da junta e reiterou o apoio da França ao presidente deposto do Níger, Mohamed Bazoum.
O golpe de Estado no Níger foi liderado em 26 de julho pelo autodenominado Conselho Nacional de Salvaguarda da Pátria (CNSP), que anunciou a destituição do presidente e a suspensão da Constituição.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала