- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Após recusa de reunião, MRE do Níger expulsa embaixador francês e dá 48 horas para ele deixar o país

© AFP 2023O sargento e artista do Exército do Níger, Maman Sani Maigochi, se apresenta enquanto apoiadores do Conselho Nacional de Sefeguarda da Pátria (CNSP) do Níger se reúnem na Place de la Concertation em Niamey em 20 de agosto de 2023
O sargento e artista do Exército do Níger, Maman Sani Maigochi, se apresenta enquanto apoiadores do Conselho Nacional de Sefeguarda da Pátria (CNSP) do Níger se reúnem na Place de la Concertation em Niamey em 20 de agosto de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 25.08.2023
Nos siga no
A junta do Níger, que tomou o poder em 26 de julho, ordenou hoje (25) que Sylvain Itté deixasse o país argumentando que a decisão acontece devido às ações da França contra o país africano.
Em um comunicado emitido nesta sexta-feira (25), o Ministério das Relações Exteriores do Níger pediu que o embaixador francês, Sylvain Itté, deixasse o país dentro de 48 horas.

"As autoridades nigerinas relevantes decidiram privar o senhor Sylvain Itté do seu acordo e pedir-lhe que abandonasse o território do Níger dentro de 48 horas", disse a pasta em comunicado, acrescentando que a decisão foi tomada devido às ações da França que foram contra os interesses do país africano.

Mais especificamente, a junta militar disse que perante "a recusa do embaixador francês em Niamey em responder a um convite" do ministro para uma reunião hoje (25) e "outras ações do governo francês contrárias aos interesses do Níger" as autoridades decidiram pedir ao diplomata para se retirar, de acordo com o canal France 24.
O embaixador francês no Níger, Sylvain Itté, teve 48 horas para deixar o país da África Ocidental. A situação ainda está piorando.
A mídia afirma que a chancelaria francesa não respondeu imediatamente a um pedido de comentário nesta sexta-feira (25).
Ontem (24), a junta militar no poder no Níger anunciou que autorizaria as Forças Armadas dos vizinhos Burkina Faso e Mali a intervir em seu território "em caso de agressão", conforme noticiado.
Os chefes de defesa dos países da Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), excluindo Mali, Burkina Faso, Chade, Guiné e Níger, posam para uma foto de grupo durante sua reunião extraordinária em Abuja, Nigéria, sexta-feira, 4 de agosto de 2023, para discutir a situação no Níger - Sputnik Brasil, 1920, 18.08.2023
Panorama internacional
CEDEAO diz que 'Dia D' está marcado para intervenção no Níger: 'Não permitiremos diálogo sem fim'
Na semana passada, a Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) disse que concordou com um "Dia D" não revelado para uma possível intervenção militar se os esforços diplomáticos falharem, enfatizando que não manterá um diálogo interminável com a junta militar desafiadora.
O golpe de Estado no Níger foi liderado em 26 de julho pelo autodenominado Conselho Nacional de Salvaguarda da Pátria (CNSP), que anunciou a destituição do presidente, Mohamed Bazoum, e a suspensão da Constituição.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала