- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Ameaça de colapso nacional: EUA podem reviver turbulências de 1860 ao proibir Trump nas eleições

© AP Photo / Seth WenigO ex-presidente Donald Trump cumprimenta jogadores e torcedores antes de torneio de golfe em Bedminster, Nova Jersey, em 13 de agosto de 2023
O ex-presidente Donald Trump cumprimenta jogadores e torcedores antes de torneio de golfe em Bedminster, Nova Jersey, em 13 de agosto de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 29.12.2023
Nos siga no
Os Estados Unidos enfrentam uma ameaça de colapso nacional semelhante à crise de 1860 devido às proibições de votação estadual a Donald Trump, afirmaram especialistas constitucionais e jurídicos entrevistados pela Sputnik. O republicano sofre com processos judiciais e acusações de participar dos ataques contra o Capitólio em janeiro de 2021.
A decisão da secretária de Estado do Maine, Shenna Bellows, de banir o ex-presidente Donald Trump da cédula eleitoral das eleições presidenciais de 2024 pode afetar drasticamente o sistema político nacional dos EUA, em um movimento semelhante ao que aconteceu em 1860, que levou a uma guerra civil entre 1861 e 1865.
"Essa situação pode terminar mal para os Estados Unidos […] [e] levar diretamente a uma desintegração nacional. Como aconteceu em 1860", disse o historiador constitucional e comentarista político dos EUA Dan Lazare à Sputnik.
Bellows removeu Trump da cédula primária republicana do estado devido ao seu papel no motim de 6 de janeiro no Capitólio, em 2021. "Eles [os oponentes] forneceram evidências suficientes para demonstrar a falsidade da declaração do Sr. Trump de que ele preenche os requisitos do cargo de presidente", escreveu Bellows em um documento na quinta-feira (28). "Portanto, conforme exigido [por lei], concluo que a petição primária do Sr. Trump é inválida."
No entanto, Bellows acrescentou que o efeito da decisão será suspenso até que o Tribunal Superior do Estado do Maine decida sobre qualquer apelação futura da defesa de Trump. O Maine realizará sua votação nas primárias republicanas em março. A apelação será apresentada imediatamente, segundo um porta-voz da campanha de Trump em comunicado à imprensa.
Joe Biden, presidente dos EUA, fala sobre tiroteio no Maine, em 3 de novembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 28.12.2023
Panorama internacional
Mídia dos EUA: com fracasso em Kiev e eleições pela frente, Biden enfrenta sérios 'riscos'

Segundo estado a barrar candidatura

O anúncio de Bellows seguiu a decisão do estado do Colorado no início deste mês, marcando uma escalada em direção a uma crise constitucional, disse Lazare. "Os resultados são negativos, não importa como você olhe para isso."
Caso os tribunais mantenham as decisões do Colorado e do Maine, outros estados vão seguir o mesmo caminho, e a crise se tornaria nacional, disse Lazare. "Suponha que a Suprema Corte [dos EUA] permita que as decisões do Colorado e do Maine permaneçam. Isso significa que outros estados provavelmente seguirão o exemplo, excluindo Trump, o candidato líder de acordo com uma infinidade de pesquisas, da cédula em grande parte do país."
Esse processo poderia destruir as perspectivas de Trump de ser eleito em uma votação nacional livre e justa, mesmo que ele ganhasse a nomeação presidencial republicana, disse Lazare. "Presumivelmente isso significa derrota [para Trump] em novembro. Mas quantos americanos considerarão tal resultado remotamente justo?" questionou ele.
O ex-presidente Donald Trump durante evento na Casa Branca - Sputnik Brasil, 1920, 20.12.2023
Panorama internacional
Todas as opções legais devem ser usadas para tirar Trump da eleição dos EUA, diz vice-governadora
Os Estados Unidos não enfrentavam uma crise constitucional desse tipo há 164 anos, observou o especialista. "O resultado será uma repetição de 1860, em que [Abraham] Lincoln foi excluído da cédula em nove estados do sul; Stephen A. Douglas foi excluído da cédula em dois estados do norte; John Breckinridge, o candidato democrata do sul, foi barrado em quatro; e John Bell, o candidato da União Constitucional, foi barrado em três", concluiu Lazare.
O resultado foi a quase imediata entrada em uma guerra civil, que provocou a morte de mais de 800 mil pessoas, quando a população era de 30 milhões.

"Mas agora considere o que acontece se a Suprema Corte reverter as decisões do Colorado e do Maine, colocando assim os outros 48 estados em aviso de que tais manobras não serão toleradas. Não é difícil adivinhar o que acontece em seguida: um clamor dos democratas de que a corte está agindo em flagrante desacordo com a cláusula de insurreição da Décima Quarta Emenda", disse.

Donald Trump escuta o discurso do seu filho, Eric Trump, na escola, 2 de agosto de 2016, Virginia - Sputnik Brasil, 1920, 29.12.2023
Panorama internacional
Maine exclui Trump das primárias presidenciais sob cláusula de insurreição

Impedimento de Trump não teria respaldo legal, diz especialista

O historiador e comentarista da rádio TNT Bruce de Torres acrescentou à Sputnik que os argumentos para impedir Trump de concorrer à primária republicana não são válidos. "É uma farsa. Se, como acredito, Trump não foi 'condenado' por 'insurreição' em qualquer caso que eu saiba. Se esse processo continuar, nada de bom sairá disso."
Para ele, as decisões do Colorado e do Maine, na realidade, revelaram um medo do resultado de qualquer processo democrático, livre e justo pelos próprios funcionários de estabelecimentos políticos que foram eleitos e nomeados para defendê-lo.

"Nós nos encolhemos de medo, provando nossa fraqueza para nós mesmos, e afundamos em um auto-ódio mais profundo e um ódio de nós mesmos que projetaremos em 'outros', mais divididos e conquistados na 'guerra de todos contra todos' que nossos senhores adorariam induzir", disse Torres.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала