- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Turquia pede permissão aos EUA para produzir motores de F-16 e usá-los em avião de guerra doméstico

© AFP 2023 / Mídia AssociadaPilotos da Força Aérea da Turquia, das Estrelas Turcas, voam em Northrop F-5 perto de uma bandeira nacional para marcar o 100º aniversário da República da Turquia. Istambul, 29 de outubro de 2023
Pilotos da Força Aérea da Turquia, das Estrelas Turcas, voam em Northrop F-5 perto de uma bandeira nacional para marcar o 100º aniversário da República da Turquia. Istambul, 29 de outubro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 28.12.2023
Nos siga no
Ancara pediu autorização aos Estados Unidos para coproduzir motores GE Aerospace usados ​​em jatos F-16, com o objetivo de utilizá-los em seu avião de combate produzido nacionalmente.
A Turquia pretende fabricar motores F110 GE para garantir o abastecimento para a fase inicial do TAI KAAN, um avião de combate para todas as condições meteorológicas, programado para fazer o seu voo inaugural em janeiro de 2024, disseram pessoas familiarizadas com o assunto à agência Bloomberg.

"A Turquia pretende ter o seu motor de avião doméstico pronto em 2028", disse recentemente o ministro da Defesa, Yasar Guler, a jornalistas.

A aeronave de quinta geração está em desenvolvimento pela Turkish Aerospace Industries com a ajuda da BAE Systems, do Reino Unido.
O governo Erdogan fez da modernização da envelhecida Força Aérea turca uma prioridade máxima, especialmente após a expulsão do país do programa de aquisição e apoio aos avançados caças F-35 da Lockheed Martin devido à aquisição de sistemas de defesa russos S-400 por Ancara.
Ao mesmo tempo, a Turquia espera a arrastada aprovação da venda de 40 novas aeronaves F-16 e 79 kits da Lockheed Martin. O presidente norte-americano, Joe Biden, disse não ser contra a compra, mas o Congresso dos EUA tem segurado a liberação da venda.
Aeronaves F-16 da Turquia chegam ao Azerbaijão para os exercícios militares conjuntos TurAz Qartal-2020, em 30 de julho de 2020. - Sputnik Brasil, 1920, 03.12.2023
EUA não entregam à Turquia caças F-16 já pagos, critica Erdogan
Ontem (27), o ministro das Relações Exteriores turco, Hakan Fidan, disse ao seu homólogo estadunidense, Antony Blinken, que Ancara espera que Washington atue de acordo com sua aliança com a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) e cumpra suas promessas de venda de caças F-16.
"Fidan afirmou que, em relação à venda dos F-16, esperamos que a administração dos EUA e o Congresso dos EUA atuem de acordo com o espírito de aliança e cumpram as promessas feitas", disse a chancelaria turca citada pela agência Reuters.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала