- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Turquia procura Eurofighters após incerteza sobre compra de F-16 dos EUA, diz Defesa turca

© AFP 2023 / Kay NietfeldUm jato Eurofighter da Força Aérea acompanha o voo de um Airbus A400M da Força Aérea Alemã que transportava o Chanceler Alemão em direção ao aeroporto militar de Colônia Koeln-Wahn vindo de Berlim Schoenefeld, para participar de uma demonstração de capacidade militar, em 23 de outubro de 2023
Um jato Eurofighter da Força Aérea acompanha o voo de um Airbus A400M da Força Aérea Alemã que transportava o Chanceler Alemão em direção ao aeroporto militar de Colônia Koeln-Wahn vindo de Berlim Schoenefeld, para participar de uma demonstração de capacidade militar, em 23 de outubro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 23.11.2023
Nos siga no
Ancara começou a discutir a compra de 40 jatos Eurofighter Typhoon com países europeus depois de perceber que seu pedido de jatos F-16 dos Estados Unidos pode não funcionar, disse uma fonte do Ministério da Defesa turco nesta quinta-feira (23).
Na semana passada, o ministro da Defesa turco, Yasar Guler, disse que Ancara estava em negociações com a Reino Unido e a Espanha para comprar jatos Eurofighter, embora a Alemanha se opusesse à ideia.
A procura pelos europeus acontece depois de muita espera pelos caças F-16 dos Estados Unidos, os quais o governo Biden é a favor da comercialização, mas o Congresso norte-americano, que também tem poder de decisão sobre a compra, vem colocado diversos bloqueios para as negociações.
O país, membro da OTAN, solicitou em outubro de 2021 a compra de 40 caças F-16 da Lockheed Martin e 79 kits de modernização para seus aviões de guerra existentes.

"As Forças Aéreas turcas precisam de novas aeronaves. Nossa primeira escolha são os F-16 [...] mas considerando a possibilidade de não obtermos uma resposta positiva neste processo prolongado, os jatos Eurofighter Typhoon são as alternativas mais adequadas aos F-16. Os [funcionários do] Reino Unido dizem que poderiam ajudar a convencer a Alemanha a recuar nas suas objecções", disse uma fonte da Defesa turca ouvida pela agência Reuters.

Hoje (23), Ancara informou à Aliança Atlântica que a ratificação da candidatura de adesão da Suécia não será concluída pela reunião dos ministros das Relações Exteriores da aliança na próxima semana, complicando ainda mais a situação.
Em meados de setembro, o líder turco, Recep Tayyip Erdogan, relacionou a adesão da Suécia à OTAN à entrega de caças F-16 pelos EUA afirmando que Washington precisava "cumprir sua promessa".
O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, discursa na 78ª Assembleia Geral das Nações Unidas na sede da ONU na cidade de Nova York, em 19 de setembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 26.09.2023
Panorama internacional
Erdogan relaciona adesão da Suécia à OTAN à entrega de caças F-16 pelos EUA: 'Cumprir promessa'
Na visão do analista militar Tayfun Ozberk, a Turquia tenta pressionar os EUA através do pedido para os europeus.
"Para o equilíbrio de poder regional, a necessidade da Turquia de um caça de nova tecnologia não é segredo. Neste contexto, a decisão de adquirir os Eurofighters pode ter sido feita para pressionar a administração Biden a persuadir o Congresso para a venda dos F-16 o mais rápido possível", afirmou Ozberk à mídia.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала