- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

PF está prestes a concluir investigação sobre Bolsonaro e fake news para indiciamento em 2024

© Foto / Tânia Rêgo / Agência BrasilO ex-presidente Jair Bolsonaro desembarca no aeroporto Santos Dumont e fala sobre o julgamento no TSE que poderia torná-lo inelegível. Rio de Janeiro (RJ), 29 de junho de 2023
O ex-presidente Jair Bolsonaro desembarca no aeroporto Santos Dumont e fala sobre o julgamento no TSE que poderia torná-lo inelegível. Rio de Janeiro (RJ), 29 de junho de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 27.12.2023
Nos siga no
A Polícia Federal (PF) está prestes a concluir as investigações relacionadas a fake news e milícias digitais associadas ao bolsonarismo, visando o indiciamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por delitos cometidos nos últimos quatro anos.
Embora haja elementos suficientes para o indiciamento, a definição dos crimes será estabelecida após a conclusão de todas as linhas de investigação. Os inquéritos abrangem análises de materiais apreendidos, delações premiadas e conexões entre tentativas de golpe e milícias digitais.
Após o indiciamento, o caso seguirá para o procurador-geral da República, Paulo Gonet, com expectativas de denúncias após a saída de Augusto Aras da PGR. Vale ressaltar que o ex-presidente já enfrenta inelegibilidade, mas uma possível condenação criminal pode resultar em prisão, dependendo da pena imposta.
As investigações da PF, de natureza criminal, estão interligadas e abrangem diversos crimes, como organização criminosa, peculato (desvios de recursos públicos) e atos contra o Estado Democrático de Direito. A PF acredita que os crimes estão conectados e, por isso, devem ser concluídos em conjunto.
Ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro fala na Conferência de Ação Política Conservadora, CPAC 2023, 4 de março de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 24.12.2023
Notícias do Brasil
Brasil volta à normalidade após 4 anos de 'populismo mentiroso' de Bolsonaro, diz revista britânica
O ex-presidente Jair Bolsonaro já foi condenado na esfera eleitoral à inelegibilidade por oito anos, o que o impede de participar da próxima eleição presidencial. Contudo, as atuais investigações na esfera criminal podem levar a uma condenação que resulte em prisão, dependendo da gravidade dos delitos.
Os inquéritos das fake news e das milícias digitais têm cinco principais eixos de apuração: ataques virtuais a opositores, ataques às urnas eletrônicas e ao Judiciário, tentativas de golpe de Estado, disseminação de notícias falsas sobre a COVID-19 e uso da estrutura do Estado para obtenção de vantagens indevidas.
A análise de materiais apreendidos, incluindo telefones celulares, e a delação premiada do tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens da Presidência da República, são peças-chave nas investigações.
Luiz Inácio Lula da Silva durante cerimônia de sanção do projeto de lei que atualiza a Lei de Cotas. Brasília (DF), 13 de novembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 15.11.2023
Notícias do Brasil
Lula diz que Flávio Dino é vítima de 'fake news' com 'ataques plantados'
Ele revelou detalhes da atuação de Bolsonaro em um plano golpista contra o resultado das eleições do ano passado, conectando essa tentativa de golpe às milícias digitais.
O avanço da investigação foi impulsionado pela delação, que forneceu informações cruciais sobre tratativas para a realização de um golpe de Estado mantidas por Bolsonaro após sua derrota nas eleições. O ex-ajudante de ordens também revelou que a primeira-dama Michelle e o deputado federal Eduardo Bolsonaro atuavam como incitadores de um possível golpe.
Jair Bolsonaro e sua defesa negam veementemente qualquer participação nessas tentativas ou outros crimes. A defesa afirma que o ex-presidente sempre atuou dentro dos limites da Constituição Federal. Quanto à inelegibilidade, o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, declarou publicamente que Bolsonaro foi "perseguido" pelo Tribunal Superior Eleitoral.
Até o momento, a defesa de Bolsonaro ainda não se manifestou sobre as recentes informações e o andamento das investigações.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала