- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Justiça argentina aceita ação coletiva contra 'decretaço' polêmico de Javier Milei

© AFP 2023 / Juan MabromataO presidente da Argentina, Javier Milei, acena antes de acender o candelabro gigante da Menorá, montado para o tradicional Festival de Luzes Judaico de Hanukkah em Buenos Aires, em 12 de dezembro de 2023
O presidente da Argentina, Javier Milei, acena antes de acender o candelabro gigante da Menorá, montado para o tradicional Festival de Luzes Judaico de Hanukkah em Buenos Aires, em 12 de dezembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 23.12.2023
Nos siga no
Neste sábado (23) a Justiça da Argentina admitiu ação coletiva de organizações civis para declarar inconstitucional o texto de decreto do novo presidente argentino, Javier Milei.
O governo do país sul-americano está no centro de controvérsia após o recém-eleito líder anunciar polêmico Decreto de Necessidade e Urgência (DNU) na quarta-feira (20).
As medidas propostas visam desregular a economia do país, modificando ou revogando mais de 350 normas em áreas que vão desde o serviço de Internet via satélite até a medicina privada, incluindo flexibilizações trabalhistas.
Javier Milei, candidato presidencial do partido La Libertad Avanza, em Buenos Aires, Argentina - Sputnik Brasil, 1920, 22.12.2023
Panorama internacional
Governo Milei vai cobrar R$ 360 mil de manifestantes por gastos com a polícia na Argentina
Organizações e centrais sindicais programaram manifestação para a próxima quarta-feira (27), visando entregar à Justiça pedido de contestação do decreto e uma ação para suspender todos os seus efeitos. O Ministério Público Federal terá que responder às contestações, podendo o processo chegar até a Suprema Corte da Argentina.
Nesta sexta-feira (22), o governo convocou o parlamento para sessões extraordinárias, buscando debater as reformas propostas por Milei, que deverão ocorrer entre 26 de dezembro e 31 de janeiro.
As medidas desencadearam vários protestos ao longo da semana, com diversos setores da sociedade expressando sua insatisfação.
O Chanceler do Brasil, Mauro Vieira, participa da cerimônia de boas-vindas à delegação brasileira hospedada pelo presidente de Cuba, Miguel Diaz-Canel (fora de quadro), no Palácio da Revolução de Havana, em 16 de setembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 22.12.2023
Notícias do Brasil
'Pedimos tratamento diferenciado ao Brasil e Mercosul', diz Itamaraty sobre dolarização da Argentina
Vale ressaltar que o Congresso terá a prerrogativa de aprovar ou rejeitar o texto integralmente, sem a possibilidade de debater detalhes específicos do conteúdo.
A situação econômica da Argentina, marcada por uma das piores crises de sua história recente, com 40% da população vivendo na pobreza e uma inflação anual que ultrapassou os 140%, adiciona um contexto desafiador às reformas propostas por Milei.
O presidente argumenta que o corte de gastos públicos será necessário para enfrentar a crise, equivalendo a 5% do Produto Interno Bruto (PIB) do país.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала