- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Milei anuncia 'sanções severas' e vai aplicar medidas para limitar protestos na Argentina

© AFP 2023 / Juan MabromataPresidente da Argentina, Javier Milei gesticula antes de acender a menorá (candelabro símbolo do judaísmo) gigante montada para o tradicional Festival das Luzes do Hanukah. Buenos Aires, 12 de dezembro de 2023
Presidente da Argentina, Javier Milei gesticula antes de acender a menorá (candelabro símbolo do judaísmo) gigante montada para o tradicional Festival das Luzes do Hanukah. Buenos Aires, 12 de dezembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 14.12.2023
Nos siga no
Nesta quinta-feira (14), o novo porta-voz da Casa Rosada, Manuel Adorni, disse que a ministra da Segurança, Patricia Bullrich, vai anunciar um "protocolo para a manutenção da ordem pública" nesta tarde, em Buenos Aires.
O protocolo que será comunicado é a aplicação de "sanções severas" a um conjunto de organizações que usam o fechamento de vias como principal meio de protesto no país, em atos formados em grande parte por desempregados. Os grupos são conhecidos como piqueteiros, de acordo com o jornal Folha de S.Paulo.
O plano, segundo Adorni, "incluirá sanções severas a todos aqueles envolvidos em impedir a livre circulação dos argentinos".
"Isso inclui quem bloqueia, quem transporta, quem organiza e quem financia."
Bullrich, que foi rival de Milei nas eleições e ficou em terceiro lugar, é conhecida pelo discurso "linha-dura" contra essas organizações, ressalta a mídia.
Javier Milei, presidente recém-empossado da Argentina, acena para apoiadores desde a sacada da sede do governo em Buenos Aires, Argentina, 10 de dezembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 14.12.2023
Panorama internacional
Putin: intenção de Milei de dolarizar a economia é 'perda significativa de soberania' (VÍDEOS)
O Polo Obrero (polo operário), uma das entidades que promovem esse formato de manifestação, já tem um protesto marcado para a próxima quarta-feira (20).

"O Estado não pode retirar a assistência social de ninguém por se manifestar exigindo seu aumento. O direito ao protesto está garantido na Constituição Federal. Vamos defender nossas reivindicações nas ruas", publicou o Polo Obrero nas redes sociais ontem (13), em um recado do líder, Chiquito Belliboni.

Em discurso no domingo (10), durante sua posse, Milei também prometeu acabar com a intermediação que as organizações sociais fazem entre o governo e a população que recebe os planos.
A multidão vibrou e aplaudiu o anúncio do presidente, que leu seu discurso lentamente, mas se conteve nesse ponto. Ele garantiu que não se deixaria "extorquir por aqueles que usam os que menos têm para enriquecer", segundo o jornal O Globo.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала