- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Irã ameaça fechar mar Mediterrâneo aos autores dos 'crimes' na Faixa de Gaza

© AFP 2023 / Karim SahibMilitares supervisionam chegada de aeronave de transporte Ilyushin Il-76 do Corpo de Guardiões da Revolução Islâmica (IRGC, na sigla em inglês) transportando ajuda fornecida pelo Irã para os sobreviventes das enchentes que submergiram a cidade de Derna, no aeroporto de Benghazi, Líbia, 16 de setembro de 2023
Militares supervisionam chegada de aeronave de transporte Ilyushin Il-76 do Corpo de Guardiões da Revolução Islâmica (IRGC, na sigla em inglês) transportando ajuda fornecida pelo Irã para os sobreviventes das enchentes que submergiram a cidade de Derna, no aeroporto de Benghazi, Líbia, 16 de setembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 23.12.2023
Nos siga no
Um comandante do Corpo de Guardiões da Revolução Islâmica apontou para o "nascimento de novos poderes de resistência" que cortariam o estreito de Gibraltar e "outras vias navegáveis" a tais atores.
O mar Mediterrâneo poderia ser fechado se os Estados Unidos e seus aliados continuassem cometendo "crimes" em Gaza, anunciou um comandante do Corpo de Guardiões da Revolução Islâmica (IRGC, na sigla em inglês) do Irã, citado no sábado (23) pela agência iraniana Tasnim.
"Eles logo aguardarão o fechamento do mar Mediterrâneo, [do estreito] de Gibraltar e de outras vias navegáveis", disse a mídia citando o general de brigada Mohammad Naqdi, comandante coordenador do IRGC.
Embora o Irã não tenha acesso direto ao mar Mediterrâneo, Naqdi falou do "nascimento de novos poderes de resistência e o fechamento de outras vias navegáveis".
"Ontem, o golfo Pérsico e o estreito de Ormuz se tornaram um pesadelo para eles, e hoje eles estão presos [...] no mar Vermelho", disse Naqdi.
As silhuetas de membros de tribos leais aos houthis levantam suas armas enquanto entoam slogans durante uma reunião contra o acordo para estabelecer relações diplomáticas entre Israel e os Emirados Árabes Unidos em Sanaa, Iêmen, 22 de agosto de 2020 - Sputnik Brasil, 1920, 20.12.2023
Panorama internacional
Pepe Escobar: Iêmen está pronto para enfrentar uma nova coalizão imperial
O Irã apoia o Hamas contra Israel e acusa os EUA de apoiar o que chama de crimes israelenses em Gaza, onde meses de bombardeios provocaram mais de 20.000 mortes palestinas e expulsaram a maior parte da população de suas casas.
Em novembro, o grupo militante dos houthis do Iêmen, acusado por países ocidentais de ser alinhado com o Irã, atacou navios mercantes que navegavam pelo mar Vermelho em retaliação ao ataque de Israel a Gaza, levando algumas empresas de navegação a mudar de rota. As embarcações ligadas a Israel são os maiores alvos dos houthis.
Além deles, os países ocidentais veem o Hezbollah, no Líbano, e milicias aliadas na Síria, ambos os países na costa oriental do mar Mediterrâneo, como sendo dirigidos por Teerã.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала