- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

EUA bloqueiam emenda da Rússia sobre Gaza no Conselho de Segurança, e órgão aprova texto moderado

© AFP 2023 / Charly TriballeauO Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) se reúne para discutir a situação no Oriente Médio, incluindo a questão palestina, na sede da ONU, em Nova York, em 22 de dezembro de 2023
O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) se reúne para discutir a situação no Oriente Médio, incluindo a questão palestina, na sede da ONU, em Nova York, em 22 de dezembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 22.12.2023
Nos siga no
Texto aprovado prevê liberdade de acesso para ajudas humanitárias e cessar-fogo sustentável, no entanto novamente falha ao não pedir o fim das hostilidades, permitindo que o conflito "prossiga". Proposta russa pedia cessar-fogo imediato.
O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou nesta sexta-feira (22) uma proposta moderada para aumentar a ajuda humanitária à Faixa de Gaza e pediu medidas urgentes "para criar as condições para uma cessação sustentável das hostilidades".
A aprovação vem após uma semana de atrasos nas votações e de negociações intensas, na tentativa de evitar outro veto dos Estados Unidos, segundo a agência Reuters.
Em meio à tragédia humanitária que assola Gaza, com mais de 20 mil mortos, 53.320 feridos e milhares de pessoas sem acesso a água potável e sem suas casas, os EUA abstiveram-se para permitir que o conselho de 15 membros adotasse uma resolução elaborada pelos Emirados Árabes Unidos.
A Rússia também se absteve, com o embaixador russo na ONU, Vasily Nebenzya, declarando que "se o documento não tivesse recebido o apoio de vários países árabes, a Rússia o vetaria sem falta". Moscou interpreta que o texto aprovado continua a dar total liberdade para que Israel prossiga a campanha militar no enclave.

"Ao aprovar isto, o conselho estaria essencialmente dando às Forças Armadas israelenses total liberdade de movimento para uma maior limpeza da Faixa de Gaza", disse Nebenzya.

Moscou propôs que o projeto fosse alterado para voltar ao texto inicial, que apelava por "uma cessação urgente das hostilidades". A emenda foi vetada pelos Estados Unidos e recebeu dez votos a favor, enquanto Suíça, Reino Unido, Albânia e Japão se abstiveram.
Fumaça sobe após explosão, em meio à escalada do conflito entre Israel e Palestina. Gaza, 8 de outubro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 22.12.2023
Panorama internacional
Lavrov: Ocidente tenta 'afogar' o tema de criação de Estado palestino em iniciativas duvidosas
Segundo Nebenzya, mais cedo ou mais tarde o Conselho de Segurança exigirá o fim das ações militares na Faixa de Gaza, uma vez que, caso contrário, será impossível cumprir as próprias decisões do órgão, por conta do intenso bombardeio israelense.

"Independentemente dos resultados da votação desta sexta-feira, o apelo do Conselho de Segurança da ONU por um cessar-fogo continua a ser imperativo. Não importa o quanto os EUA resistam, o Conselho de Segurança voltará a essa questão e exigirá o fim das hostilidades", afirmou o diplomata russo.

O enfraquecimento da linguagem sobre a cessação das hostilidades também frustrou vários membros da Organização para a Cooperação Islâmica (OIC, na sigla em inglês), alguns dos quais, disseram diplomatas, veem isso como uma aprovação para Israel continuar sua campanha.
Washington tradicionalmente protege o seu aliado Israel da ação da ONU e já vetou duas vezes a ação do Conselho de Segurança desde o ataque do Hamas, no dia 7 de outubro.
A maioria das pessoas em Gaza foi expulsa de suas casas, e os responsáveis ​​da ONU alertaram para uma catástrofe humanitária. O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF, na sigla em inglês) afirmou que metade da população do enclave passa fome e que apenas 10% dos alimentos necessários entraram em Gaza desde o começo do conflito.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала