- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Suprema Corte do Colorado veta Trump para eleições de 2024; campanha diz que vai recorrer

© AP Photo / Seth WenigO ex-presidente Donald Trump cumprimenta jogadores e torcedores antes de torneio de golfe em Bedminster, Nova Jersey, em 13 de agosto de 2023
O ex-presidente Donald Trump cumprimenta jogadores e torcedores antes de torneio de golfe em Bedminster, Nova Jersey, em 13 de agosto de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 19.12.2023
Nos siga no
A Suprema Corte do Colorado decidiu, nesta terça-feira (19), que o ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump está impedido de concorrer às eleições de 2024, aceitando o argumento de inelegibilidade baseado na 14ª Emenda da Constituição dos EUA.
Em uma extensa decisão, os juízes ordenaram ao secretário de Estado do Colorado a exclusão de Trump da votação primária republicana, revertendo a conclusão de um juiz distrital de Denver do mês passado.

Trump pode recorrer à Suprema Corte dos EUA, em um novo desafio para a maioria conservadora que ele influenciou na mais alta instância da Justiça americana.

Embora a decisão desta terça-feira (19) tenha impacto apenas no Colorado, sua confirmação pela Suprema Corte poderia resultar em uma desqualificação mais abrangente.
Ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump em conversa com jornalistas antes de iniciar julgamento civil por fraude na avaliação de imóveis. Nova York, 2 de outubro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 18.12.2023
Panorama internacional
Mídia: Trump promete remodelar a política externa dos EUA sobre China, OTAN e Ucrânia se eleito
A decisão aplica-se apenas ao Colorado, mas se a Suprema Corte a confirmar, ele poderá ser desqualificado de forma mais ampla. A decisão estadual fica mantida até pelo menos 4 de janeiro de 2024, para dar tempo aos recursos.
Em uma longa decisão ordenando ao secretário de Estado do Colorado que excluísse Trump da votação primária republicana do estado, os juízes reverteram a conclusão de um juiz distrital de Denver no mês passado.
A decisão anterior versava sobre a Seção 3 da 14ª Emenda (que desqualifica pessoas que se envolveram em insurreições contra o Constituição depois de terem prestado juramento para apoiá-lo no exercício do cargo). No entendimento do magistrado da instância inferior, ela não se aplicava à presidência.
A campanha do ex-presidente dos EUA disse que vai recorrer da decisão.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала