- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Protocolo Milei contra protestos de rua é denunciado perante a ONU

© Foto / Laura Lescano / TélamPrimeira manifestação na Argentina contra o presidente Javier Milei
Primeira manifestação na Argentina contra o presidente Javier Milei - Sputnik Brasil, 1920, 19.12.2023
Nos siga no
Nesta terça-feira (19), sindicatos, movimentos sociais e organizações de direitos humanos na Argentina apresentaram denúncias perante a Organização das Nações Unidas (ONU) e a Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) contra o recente protocolo de segurança do governo Javier Milei, em que proíbe manifestações.
A decisão do governo argentino, intitulada "Protocolo para a manutenção da ordem pública em caso de fechamento de estradas", permite que as forças federais expulsem ou dispersem manifestantes que obstruam parcial ou totalmente o trânsito em rotas nacionais e outras vias sob jurisdição federal, conforme anunciado pelo Ministério da Segurança dois dias após a revelação de um plano de ajustes econômicos substanciais.
O protocolo, especialmente polêmico por permitir intervenção sem ordem judicial, recebeu críticas de diversas entidades, incluindo a Confederação Geral do Trabalho (CGT), as Avós e Mães da Praça de Maio e várias outras organizações políticas e sociais, totalizando 1,7 mil signatários das denúncias.
Eles buscaram intervenção das Nações Unidas e da CIDH para revogar o protocolo, alegando que as disposições do Ministério da Segurança são incompatíveis com os direitos à liberdade de reunião, associação, expressão e protesto social, conforme garantidos por regulamentações locais, pela Constituição Nacional e por tratados internacionais de direitos humanos.
Esta combinação de imagens de arquivo criadas em 20 de novembro de 2023 mostra o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva durante a sessão de boas-vindas no Parlamento português. Lisboa, 25 de abril de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 19.12.2023
Panorama internacional
Moeda comum: qual o futuro da pauta no Mercosul com as relações entre Lula e Milei?
Além disso, em cartas dirigidas ao Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos (ACNUDH) e à presidente da CIDH, pediu-se que expressassem publicamente suas preocupações ao Estado argentino sobre o protocolo, destacando seu impacto nos direitos à vida, integridade pessoal e segurança dos manifestantes.
O novo plano de segurança foi anunciado na mesma semana em que o governo Milei revelou seu plano de ajuste econômico, que tem entre suas medidas a desvalorização do peso argentino, demissões no setor público, a redução de subsídios e a suspensão de obras públicas.
Em resposta aos protestos, o governo também alertou sobre a retirada da assistência social daqueles que bloquearem vias de trânsito durante as manifestações, enquanto a ministra da Segurança, Patricia Bullrich, esclareceu que o direito de manifestação está garantido, desde que não envolva bloqueio de ruas.
O presidente da Argentina, Javier Milei, acena antes de acender o candelabro gigante da Menorá, montado para o tradicional Hanukkah, festival de luzes judaico, em Buenos Aires. Argentina, 12 de dezembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 19.12.2023
Panorama internacional
Argentina vai retirar embaixadores de Cuba, Nicarágua e Venezuela, diz mídia
Nesse contexto, a população argentina tem testemunhado um aumento nos protestos, principalmente no centro de Buenos Aires, onde os bloqueios de ruas têm gerado caos veicular e descontentamento entre moradores.
A situação será testada na quarta-feira (20), quando organizações de desempregados planejam uma mobilização contra o plano de ajuste de Milei, coincidindo com o aniversário do surto social de 2001, que resultou em dezenas de mortes devido à repressão policial.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала