- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

EUA não veem influência chinesa em supostos suprimentos militares da Coreia do Norte à Rússia

© Sputnik / Aleksandr VilfA bandeira da República Popular Democrática da Coreia na varanda de um hotel na Vila Olímpica de Gangneung, em 6 de fevereiro de 2018
A bandeira da República Popular Democrática da Coreia na varanda de um hotel na Vila Olímpica de Gangneung, em 6 de fevereiro de 2018 - Sputnik Brasil, 1920, 19.12.2023
Nos siga no
A Casa Branca afirmou, nesta terça-feira (19), que os Estados Unidos não enxergam influência chinesa nas supostas entregas de materiais militares à Rússia por parte da Coreia do Norte.
De acordo com o coordenador de comunicações estratégicas do Conselho de Segurança Nacional americano, John Kirby, as decisões norte-coreanas são consideradas independentes e soberanas, não sendo influenciadas pela China.
Ele respondeu à pergunta de um jornalista, que questionou se tais ações eram realizadas com a aprovação de Pequim, levando em consideração a dependência econômica da Coreia do Norte em relação aos chineses.
O Conselheiro de Segurança Nacional dos EUA, Jake Sullivan (C), participa de uma coletiva de imprensa conjunta com o conselheiro de Segurança Nacional da Coreia do Sul, Cho Tae-yong (D), e o secretário-geral da Secretaria de Segurança Nacional do Japão, Takeo Akiba (E), no gabinete presidencial. Seul, 9 de dezembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 19.12.2023
Panorama internacional
EUA, Japão e Seul lançam sistema para rastrear mísseis da Coreia do Norte em tempo real
Kirby também destacou que não há indícios de que o dragão asiático esteja transferindo diretamente capacidades militares letais aos russos, conforme a perspectiva estadunidense.
Anteriormente, o porta-voz da presidência da Rússia, Dmitry Peskov, rejeitou as acusações dos EUA contra a Rússia e a China, referentes a contornar sanções contra a Coreia do Norte, considerando-as "infundadas".
Ele ressaltou que cada nova declaração desse tipo desvaloriza as anteriores e optou por não comentar relatos sobre o suposto fornecimento de armas norte-coreanas ao país.
Além disso, ele reiterou o compromisso de Moscou em continuar a desenvolver relações com Pyongyang em diversas áreas, uma vez que a Coreia do Norte é vizinha da Rússia.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала