- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

EUA, Japão e Seul lançam sistema para rastrear mísseis da Coreia do Norte em tempo real

© AFP 2023 / Chung Sung-junO Conselheiro de Segurança Nacional dos EUA, Jake Sullivan (C), participa de uma coletiva de imprensa conjunta com o conselheiro de Segurança Nacional da Coreia do Sul, Cho Tae-yong (D), e o secretário-geral da Secretaria de Segurança Nacional do Japão, Takeo Akiba (E), no gabinete presidencial. Seul, 9 de dezembro de 2023
O Conselheiro de Segurança Nacional dos EUA, Jake Sullivan (C), participa de uma coletiva de imprensa conjunta com o conselheiro de Segurança Nacional da Coreia do Sul, Cho Tae-yong (D), e o secretário-geral da Secretaria de Segurança Nacional do Japão, Takeo Akiba (E), no gabinete presidencial. Seul, 9 de dezembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 19.12.2023
Nos siga no
Os países disseram nesta terça-feira (19) que ativaram um novo sistema para detectar e avaliar os lançamentos de mísseis da Coreia do Norte em tempo real. Até agora, Washington tinha compartilhado essas informações separadamente com a Coreia do Sul e o Japão.
Sob o novo mecanismo, os três Estados compartilharão informações sobre o local de lançamento, a trajetória de voo e o ponto de impacto dos mísseis norte-coreanos 24 horas por dia, disse o ministro da Defesa sul-coreano, Shin Won-sik.

"Teremos dados de alerta sobre mísseis norte-coreanos muito mais rapidamente e seremos capazes de garantir tempo suficiente para responder de forma eficaz", disse Shin, citado pela agência Reuters.

O lançamento do míssil na segunda-feira (18) marcou o quinto teste de ICBM de Pyongyang este ano, no que o governo de Kim Jong-un descreveu como uma demonstração da "vontade do Estado com armas nucleares para uma resposta mais dura da sua força esmagadora".
Lloyd Austin, secretário de Defesa dos EUA (à esquerda), e Shin Won-sik, ministro da Defesa Nacional da Coreia do Sul, posam para foto antes da 55ª Reunião Consultiva de Segurança (SCM, na sigla em inglês) no Ministério da Defesa em Seul, Coreia do Sul, 13 de novembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 17.12.2023
Panorama internacional
EUA ameaçam Coreia do Norte com resposta 'esmagadora' se ela realizar ataque nuclear
Segundo a agência, Washington e seus aliados consideram o novo mecanismo um marco que vai promover a cooperação trilateral em matéria de segurança.

"A institucionalização desse mecanismo também o tornará mais robusto contra possíveis mudanças políticas internas na Coreia do Sul ou no Japão que possam representar obstáculos para a cooperação trilateral no futuro", disse Ankit Panda, pesquisador sênior do Fundo Carnegie para a Paz Internacional, com sede nos Estados Unidos.

Os EUA, até agora, trabalharam essas informações separadamente com a Coreia do Sul e o Japão.

"Sempre houve pessoas que se opuseram à partilha de informações entre a Coreia do Sul e o Japão em ambos os países. Mas com as ameaças da Coreia do Norte que estamos vendo agora, quando os japoneses estão procurando abrigo [devido aos mísseis], quem diria não?", disse Shin Jong-woo, pesquisador sênior da Korea Defense & Fórum de Segurança, ouvido pela mídia.

A Coreia do Norte atacou o novo sistema de compartilhamento de informações como parte dos esforços dos Estados Unidos para incitar o confronto e aumentar sua vantagem militar na região: "Evidentemente, [o sistema é] uma ação militar perigosa para levar a situação regional a uma fase de confronto mais grave", disse ele, segundo a mídia.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала