- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Erupção de vulcão na Islândia causa evacuação em massa

© Gabinete Meteorológico da Islândia /Icelandic Met OfficeUma erupção vulcânica na península de Reykjanes, no sudoeste da Islândia, provocou evacuação em massa. 18 de dezembro de 2023
Uma erupção vulcânica na península de Reykjanes, no sudoeste da Islândia, provocou evacuação em massa. 18 de dezembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 19.12.2023
Nos siga no
Um vulcão na península de Reykjanes, no sudoeste da Islândia, entrou em erupção às 22h desta segunda-feira (18), hora local, após semanas de intensas atividades sísmicas, informou o governo da Islândia.
Foi feita uma evacuação em massa dos residentes na região, ainda segundo o comunicado divulgado pelo Executivo islandês em seu site oficial:
"Esta é a quarta erupção desde 2021 na área e, até agora, é a maior, com uma abertura inicial da fissura de 4 km", diz a nota.
O informe afirma que o fluxo de lava está atualmente entre 100 e 200 metros cúbicos por segundo, bem mais do que em erupções anteriores.
A primeira-ministra da Islândia, Katrin Jakobsdottir, assegurou que as medidas de contenção "estão muito avançadas".
© AFP 2023 / MARIA STEINUNN JOHANNESDOTTIRRuas na cidade de Keflavik são mostradas como fumaça que se espalha com a cor da lava colorindo o céu noturno de laranja devido a uma erupção vulcânica na península de Reykjanes, no oeste da Islândia, em 18 de dezembro de 2023.
Ruas na cidade de Keflavik são mostradas como fumaça que se espalha com a cor da lava colorindo o céu noturno de laranja devido a uma erupção vulcânica na península de Reykjanes, no oeste da Islândia, em 18 de dezembro de 2023.  - Sputnik Brasil, 1920, 19.12.2023
Ruas na cidade de Keflavik são mostradas como fumaça que se espalha com a cor da lava colorindo o céu noturno de laranja devido a uma erupção vulcânica na península de Reykjanes, no oeste da Islândia, em 18 de dezembro de 2023.
A erupção atual ocorre a menos de 20 quilômetros do Aeroporto Internacional Reykjavik-Keflavik, o maior da Islândia, mas a nota pública garante que não há interrupções nos voos.
O Gabinete Meteorológico da Islândia informou em sua conta no X (antigo Twitter) que a erupção começou às 22h17, seguido de uma série de terremotos que começou por volta das 21h00.
A cidade próxima de Grindavik havia sido evacuada na sexta-feira (10), como precaução após vários dias de atividade sísmica. O risco para a infraestrutura energética próxima está sendo avaliado.
Localizada entre as placas tectônicas da Eurásia e da América do Norte, algumas das maiores do planeta, a Islândia é um ponto sísmico e vulcânico, já que as duas placas se movem em direções opostas.
Em meados de novembro, os habitantes de Grindavik tiveram que ser evacuados no meio da noite, devido a tremores e rachaduras nos edifícios.
Erupção do vulcão Hunga Tonga-Hunga Ha’apai em Tonga, 15 de janeiro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 04.11.2022
Ciência e sociedade
Erupção de vulcão em Tonga provocou maior coluna de gases registrada, revela estudo
Nos últimos anos, a península de Reykjanes viu várias erupções em áreas desabitadas. Em março de 2021, fontes de lava entraram em erupção de uma fenda no solo com entre 500 a 750 metros de comprimento no sistema vulcânico de Fagradalsfjall da região.
A atividade vulcânica na área continuou por seis meses naquele ano, levando milhares de islandeses e turistas a visitarem o local. Em agosto de 2022, ocorreu uma erupção de três semanas na mesma área, seguida por outra em julho deste ano.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала