- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Islândia declara estado de emergência após 800 terremotos em 24 horas estimularem erupção vulcânica

© AP Photo / Marco Di MarcoLava emerge de uma fissura do vulcão Fagradalsfjall perto da montanha Litli-Hrútur, cerca de 30 quilômetros (19 milhas) a sudoeste de Reykjavik, Islândia, 10 de julho de 2023
Lava emerge de uma fissura do vulcão Fagradalsfjall perto da montanha Litli-Hrútur, cerca de 30 quilômetros (19 milhas) a sudoeste de Reykjavik, Islândia, 10 de julho de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 11.11.2023
Nos siga no
Cerca de 3.000 pessoas foram retiradas de suas casas pelo governo devido ao progressivo risco de erupção. A Islândia tem 33 sistemas vulcânicos ativos, o número mais elevado da Europa.
As autoridades islandesas declararam estado de emergência após uma série de fortes terremotos terem abalado a península de Reykjanes, no sudoeste do país, sinalizando o aumento da probabilidade de uma erupção.

"O chefe da Polícia Nacional […] declara estado de emergência para a defesa civil devido ao intenso terremoto em Sundhnjukagigar, ao norte de Grindavik. Os terremotos podem se tornar maiores do que os que ocorreram e esta série de eventos pode levar a uma erupção", alertou o Departamento de Proteção Civil e Gestão de Emergências em um comunicado citado pelo The Guardian.

Autoridades islandesas concluíram a evacuação de três mil moradores de uma cidade no sudoeste da ilha devido às preocupações. O Gabinete Meteorológico da Islândia disse hoje (11) que havia um risco "considerável" de uma erupção na península de Reykjanes por conta do tamanho da intrusão subterrânea de magma e à velocidade com que se movia.
"Não creio que demore muito para uma erupção, horas ou alguns dias. A chance de uma erupção aumentou significativamente", disse Thorvaldur Thordarson, professor de vulcanologia da Universidade da Islândia.
Cerca de 1.400 terremotos foram medidos nas 24 horas entre quarta-feira (8) e quinta-feira (9), com outros 800 nas primeiras 14 horas de ontem (10), segundo a CNN. A Agência de Proteção Civil da Islândia disse que um túnel de magma em formação poderia chegar a Grindavík.
Reykjanes é um ponto quente vulcânico e sísmico a sudoeste da capital Reykjavik. Em março de 2021, fontes de lava irromperam espetacularmente de uma fissura no solo medindo entre 500 e 750 metros de comprimento no sistema vulcânico Fagradalsfjall da região.
A Islândia declara estado de emergência devido à enorme quantidade de terremotos perto de Grindavik e à possível erupção vulcânica em breve!
O sistema Fagradalsfjall, que tem cerca de seis quilômetros km de largura e 19 quilômetros de comprimento, permaneceu inativo durante mais de 6.000 anos antes das recentes erupções.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала