- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

União Europeia aprova 12º pacote de sanções contra Rússia, diz comunicado

© Sputnik / Anton DenisovBandeiras da União Europeia na fachada da embaixada da Dinamarca em Moscou.
Bandeiras da União Europeia na fachada da embaixada da Dinamarca em Moscou. - Sputnik Brasil, 1920, 18.12.2023
Nos siga no
A União Europeia (UE) adotou o seu 12º pacote de sanções contra a Rússia, incluindo medidas restritivas econômicas e individuais, afirmou o Conselho Europeu nesta segunda-feira (18).
A partir de 1º de janeiro de 2024, a UE vai impor restrições à importação de diamantes não industriais produzidos, transformados ou produzidos na Rússia além de medidas econômicas individuais e a adição de novas entidades à lista de sanções do bloco.
Após meses de discussão, a UE também chegou a um consenso sobre a sanção aos diamantes russos e deve introduzir uma primeira fase a partir do ano que vem.
"Além disso, uma proibição indireta de importação de diamantes russos quando processados [ou seja, lapidados e/ou polidos] em países terceiros, incluindo joias que incorporem diamantes originários da Rússia, será introduzida progressivamente a partir de 1º de março de 2024 e concluída até 1º de setembro de 2024. Esta introdução progressiva de proibições indiretas de importação é justificada pela necessidade de implementar um mecanismo de rastreabilidade que permita medidas de aplicação eficazes e minimize as perturbações para o mercado da UE", afirma o comunicado.
A UE também imporá restrições às importações de diamantes não industriais da Rússia a partir de 1º de janeiro de 2024, segundo o documento.
O logotipo do banco Raiffeisen Bank International é visto no topo de um edifício atrás de um enorme monumento a Vladimir Lenin, o fundador da URSS, em Moscou. Rússia, 3 de abril de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 14.12.2023
Panorama internacional
Áustria bloqueia sanções contra a Rússia por inserção de banco em lista negra ucraniana, diz mídia
O 12º pacote de sanções também adiciona 29 novas entidades à lista de restrições, mas flexibiliza importação de itens pessoais por parte de viajantes russos aos países-membros do bloco, como produtos de higiene e roupas.
"O Conselho [Europeu] acrescentou 29 novas entidades à lista das que apoiam diretamente o complexo militar e industrial da Rússia na sua guerra de agressão contra a Ucrânia. Elas estarão sujeitas a restrições mais rigorosas à exportação de bens e tecnologias de dupla utilização, bem como de bens e tecnologias que possam contribuir para o aprimoramento tecnológico do setor de defesa e segurança da Rússia", diz o documento.
Outra flexibilização do pacote se refere à importação de veículos da Rússia para a UE, além da autorização para a entrada de carros diplomáticos e oficiais que tenham suas placas registradas junto ao bloco.
No setor de energia, a UE passa a obrigar as companhias que notifiquem sobre a venda de seus petroleiros que, porventura, possam transportar petróleo russo negociado acima do teto de preço estabelecido anteriormente pelo G7 (grupo composto por Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido) de US$ 60 (R$ 296,30).
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала