- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Pentágono: países lançam operação militar no mar Vermelho para 'garantir liberdade de navegação'

© AP Photo / Marinha dos EUA / Riley Gasdia, especialista em comunicação de massa 3ª classeNavio de assalto anfíbio USS Bataan navega pelo mar Vermelho em 8 de agosto de 2023
Navio de assalto anfíbio USS Bataan navega pelo mar Vermelho em 8 de agosto de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 18.12.2023
Nos siga no
O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Lloyd Austin, afirmou nesta segunda-feira (18) em comunicado que Reino Unido, Bahrein, Canadá, França, Itália, Países Baixos, Noruega, Seychelles e Espanha participarão de sua nova operação multinacional no mar Vermelho, em meio a uma onda de ataques de rebeldes houthis.

"A operação Guardião da Prosperidade está reunindo vários países, incluindo Reino Unido, Bahrein, Canadá, França, Itália, Países Baixos, Noruega, Seychelles e Espanha, para abordar conjuntamente os desafios de segurança no sul do mar Vermelho e no golfo de Áden, com o objetivo de garantir a liberdade de navegação a todos os países e reforçar a segurança e a prosperidade regional", diz o comunicado.

Ontem (17) a mídia informou que o Departamento de Defesa dos EUA tinha enviado um grupo de ataque de porta-aviões ao golfo de Áden em resposta aos ataques houthis na região. A ideia é que "alguns países realizarão patrulhas conjuntas, outros fornecerão apoio de inteligência".
Navio de carga Galaxy Leader, apreendido por combatentes houthis dois dias antes, em um porto no mar Vermelho, na província de Hodeida, Iêmen, 22 de novembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 16.12.2023
Gigantes do comércio marítimo param de navegar pelo mar Vermelho após sequência de ataques houthis
Há dois meses, os houthis estão atacando navios no mar Vermelho em retaliação à operação de Israel na Faixa de Gaza.
Duas das maiores companhias marítimas de contêineres do mundo declararam na semana passada que iriam interromper a navegação nessa rota, após terem navios atacados, segundo a agência Bloomberg.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала