- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Senado forma maioria e aprova nome de Gonet para PGR por 65 votos a 11

© Edilson Rodrigues/Agência SenadoPaulo Gonet
Paulo Gonet - Sputnik Brasil, 1920, 13.12.2023
Nos siga no
Senado forma maioria e aprova nome de Paulo Gonet para Procuradoria Geral da República (PGR).
A aprovação de Gonet no plenário se deu depois de uma sabatina que durou mais de 9 horas na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) nesta quarta-feira (13). Na comissão, a indicação de Paulo Gonet para chefiar a PGR foi aprovada por 23 votos a 4.
Com a aprovação, Gonet será o procurador-geral da República por um período de 2 anos. Ao fim do período, ele poderá ter o seu mandato reconduzido pelo presidente Lula (PT), que o indicou, por mais 2 anos.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao lado do ministro da Justiça, Flávio Dino, e do procurador Paulo Gustavo Gonet Branco, no Palácio do Planalto. Brasília, 27 de novembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 27.11.2023
Notícias do Brasil
Presidente Lula indica Dino para o STF e Gonet para a PGR

Quem é Paulo Gonet?

Paulo Gonet concluiu seu curso de Direito na Universidade de Brasília em 1982. Logo após a graduação, foi contratado para trabalhar no gabinete de seu antigo professor, o então ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Francisco Rezek. Ele desempenhou a função de assessor de Rezek até 1987, quando foi aprovado em concurso para ingressar no Ministério Público Federal (MPF).
Devido ao ingresso no MPF antes da promulgação da Constituição de 1988, Gonet possui permissão para exercer a advocacia. Atualmente, ele é sócio do escritório Sergio Bermudes, onde colabora com outros advogados, incluindo Guiomar Feitosa Mendes, esposa do ministro Gilmar Mendes.
Em 2012, Gonet alcançou a posição de subprocurador-geral da República, o mais alto nível na carreira. Desde então, tem se dedicado principalmente a questões relacionadas aos direitos fundamentais, jurisprudência do STF, controle de constitucionalidade, inconstitucionalidade, e diversos problemas constitucionais.
Durante a gestão de Raquel Dodge, foi designado para atuar como secretário da função constitucional. Em outubro de 2019, passou a integrar o colegiado da Procuradoria-Geral da República (PGR) responsável por assuntos ligados à educação, saúde, moradia, mobilidade urbana, previdência, assistência social, conflitos fundiários e fiscalização dos atos administrativos em geral.
Em 2021, o procurador-geral da República, Augusto Aras, o indicou para representá-lo no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no cargo de vice-procurador-geral Eleitoral, posição que Gonet ocupa atualmente.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao lado do ministro da Justiça, Flávio Dino, e do procurador Paulo Gustavo Gonet Branco, no Palácio do Planalto. 27 de Novembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 13.12.2023
Notícias do Brasil
CCJ do Senado aprova nomes de Flávio Dino para STF e Gonet para PGR; votação vai a Plenário
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала