- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

CNJ constata gestão caótica da Lava Jato sobre valores de acordos de delação e de leniência

© Foto / Rômulo Serpa / Agência CNJFachada da sede do Conselho Nacional de Justiça (CNJ)
Fachada da sede do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) - Sputnik Brasil, 1920, 15.09.2023
Nos siga no
Relatório divulgado nesta sexta-feira aponta indício de conluio de magistrados brasileiros que atuaram nas investigações com autoridades estrangeiras.
A corregedoria do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) informou ter encontrado indícios de irregularidades na destinação de valores obtidos com delações premiadas e acordos de leniência firmados no âmbito da operação Lava Jato.
Segundo relatório parcial divulgado nesta sexta-feira (15) pelo CNJ, que analisa as atividades da 13ª Vara Federal de Curitiba, que liderou a operação, magistrados que atuaram nos trabalhos da Lava Jato, entre eles o ex-juiz e atual senador Sergio Moro (União-PR), tiveram uma condução caótica e sem transparência no controle dos acordos.

"O trabalho correcional encontrou uma gestão caótica no controle de valores oriundos de acordos de colaboração e de leniência firmados com o Ministério Público Federal e homologados pelo juízo da 13ª Vara Federal de Curitiba", diz o documento.

Segundo o relatório, os trabalhos da corregedoria indicaram "possíveis irregularidades relacionadas aos fluxos de trabalho desenvolvidos durante as investigações e ações penais da operação Lava Jato, fazendo-se necessário verificar se configurariam falta disciplinar perpetrada pelos magistrados que atuaram, ao longo dos anos, na 13ª Vara Federal de Curitiba".
De acordo com o texto, foram identificadas ações e omissões que indicariam uma atuação destituída quanto ao zelo exigido dos magistrados nos processos, que conferiram destinação a valores oriundos de colaborações e acordos de leniência.
Procurador federal Deltan Dellagnol, coordenador da Operação Lava Jato, durante entrevista em Curitiba, 26 de janeiro de 2017 - Sputnik Brasil, 1920, 27.07.2023
Notícias do Brasil
Lava Jato burlou soberania ao agir em conluio com EUA por dinheiro da Petrobras, diz jurista
O relatório destaca a possível existência de um conluio entre operadores do sistema de Justiça para prestigiar a Petrobras. "Ao contrário da menção ao atendimento do 'interesse público' e da 'sociedade brasileira', as cláusulas do acordo de assunção de compromissos firmado entre força-tarefa e Petrobras prestigiavam a Petrobras, a força-tarefa, em sua intenção de criar uma fundação privada, um grupo restrito de acionistas minoritários, delimitados por um dos critérios eleitos pelas partes."

"Os trabalhos realizados pela equipe de correição identificaram que os pagamentos à companhia [Petrobras] totalizaram R$ 2,1 bilhões e foram feitos entre 2015 e 2018, período em que a Petrobras era investigada nos EUA."

O relatório também cita as cláusulas referentes aos valores dos acordos de leniência firmados pela Odebrecht e pela Braskem junto ao Ministério Público Federal (MPF), que foram homologados pela 13ª Vara Federal de Curitiba. "Em princípio, constatou-se que os valores apontados obedeceram a critérios de autoridades estrangeiras, o que soa como absurdo, teratológico."
Elaborado pela equipe do corregedor-nacional de Justiça, ministro Luis Felipe Salomão, o relatório da corregedoria faz parte de uma inspeção nas atividades da 13ª Vara Federal de Curitiba. O relatório final será submetido à apreciação e julgamento do plenário do CNJ.
O trabalho faz parte da decisão do ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), que, na semana passada, determinou a anulação de todas as provas obtidas no acordo de leniência da Odebrecht e ordenou à Procuradoria-Geral da República (PGR) e outros órgãos que identificassem agentes públicos que tenham atuado e praticado os atos relacionados ao acordo de leniência fechado com a empreiteira.
O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, passa por uma guarda de honra ao chegar ao Comando da Marinha do Brasil, em Brasília, Brasil, 15 de março de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 08.09.2023
Notícias do Brasil
Analista: prisão de Lula foi conveniente para EUA e responsáveis devem pagar por este crime
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала