- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Celso Amorim é enviado por Lula para mediar encontro entre presidentes da Venezuela e Guiana

© Folhapress / Pedro LadeiraO ex-chanceler Celso Amorim fala com jornalistas em Brasília
O ex-chanceler Celso Amorim fala com jornalistas em Brasília - Sputnik Brasil, 1920, 13.12.2023
Nos siga no
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enviou o assessor especial da Presidência, Celso Amorim, a São Vicente e Granadinas, para mediar uma conversa entre os presidentes da Venezuela, Nicolás Maduro, e da Guiana, Irfaan Ali.
Segundo informações veiculadas pelo jornal Valor Econômico, o assunto está sendo monitorado de perto pelo governo brasileiro, que teme ter de lidar com um conflito entre vizinhos e que pode ter impacto no território brasileiro.
Os desdobramentos entre o território de Essequibo duram há algum tempo, com diversos capítulos. Porém, a decisão recente do presidente venezuelano, Nicolás Maduro, em convocar um plebiscito e trazer novamente a temática do território à tona deixou o governo brasileiro em alerta.
O ministro da Defesa, José Mucio, afirmou que "a Venezuela só tem como invadir, pela via terrestre, passando pelo território brasileiro. Nós não vamos permitir isso em hipótese alguma", disse. Tropas brasileiras inclusive já foram enviadas à região Norte para quaisquer intempéries.
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, acena ao chegar à Cúpula Sul-Americana, no Palácio Itamaraty, em Brasília. Brasil, 30 de maio de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 11.12.2023
Panorama internacional
Maduro confirma presença em reunião com Guiana para discutir Essequibo
O Ministério das Relações Exteriores também segue acompanhando os desdobramentos da situação.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала