- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Lula diz 'não' ao pedido de Zelensky para encontro antes da posse de Milei, segundo mídia

© Foto / Palácio do Planalto / Ricardo StuckertLula e Vladimir Zelensky na reunião em Nova York. EUA, 20 de setembro de 2023
Lula e Vladimir Zelensky na reunião em Nova York. EUA, 20 de setembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 11.12.2023
Nos siga no
Em sua primeira viagem à América Latina, o presidente da Ucrânia, Vladimir Zelensky, fez um pedido em cima da hora para se encontrar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mas recebeu uma negativa do Planalto.
De acordo com a apuração do jornal O Globo, Zelensky pediu para se encontrar com Lula durante a escala que fez em Brasília, na viagem para participar da posse de Javier Milei na Argentina, mas que, segundo fontes do Itamaraty, o pedido foi feito muito em cima da hora – ainda na quinta-feira (7), enquanto a diplomacia brasileira e o próprio Lula estavam envolvidos com a Cúpula do Mercosul, no Rio de Janeiro.
Em uma janela de horário bastante incomum, a chancelaria brasileira enviou para encontrá-lo a secretária de Europa e América do Norte do Itamaraty, Maria Luisa Escorel, enquanto o avião do líder ucraniano fazia uma parada de abastecimento na base aérea de Brasília no sábado (9) à noite.
"É muito raro esse tipo de encontro em base aérea, sem preparação e sem antecedência", disse um diplomata a par do assunto à mídia.
Ainda de acordo com O Globo, Zelensky não detalhou em seu pedido o motivo do encontro com Lula, mas presume-se que ele quisesse discutir a situação na Ucrânia apelando para algum apoio na região.
Os dois presidentes se encontraram em setembro deste ano em Nova York, na ocasião da Assembleia-Geral da ONU (AGNU), depois dos vários desencontros entre os dois líderes entre falas divergentes e falhas de agenda.
Presidente ucraniano, Vladimir Zelensky, em Nova York, 20 de setembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 21.09.2023
Panorama internacional
'Saindo de mãos vazias': o que Zelensky (não) obteve em sua conversa com Lula em Nova York?
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала