- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Conversamos 'sobre a importância dos caminhos para a paz', afirma Lula sobre reunião com Zelensky

© Foto / Palácio do Planalto / Ricardo StuckertLula e Vladimir Zelensky na reunião em Nova York. EUA, 20 de setembro de 2023
Lula e Vladimir Zelensky na reunião em Nova York. EUA, 20 de setembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 20.09.2023
Nos siga no
Líderes se reuniram em hotel em Nova York por cerca de uma hora e deixaram o local sem dar entrevistas.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu, nesta quarta-feira (20), com o presidente ucraniano, Vladimir Zelensky. O encontro foi realizado a pedido de Zelensky.
A reunião é a primeira entre os líderes. O encontro ocorreu a portas fechadas, no hotel onde Lula está hospedado em Nova York, e durou cerca de uma hora. Os líderes concordaram em não dar declarações oficiais nem fazer comentários sobre a conversa após a reunião.
Porém o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, concedeu uma coletiva a jornalistas, na qual afirmou que o encontro ocorreu em clima amigável, com troca de informações.
"O presidente Lula e Zelensky tiveram uma longa discussão, em um ambiente tranquilo, amigável, em que trocaram informações sobre a situação do mundo neste momento. Instruíram suas equipes a continuar em contato e discutir sobre possibilidades de paz", disse o ministro.
Na rede social X, antigo Twitter, Lula disse que a reunião teve como foco os "caminhos para construção da paz".

"Hoje me reuni, em Nova York, com o presidente ucraniano Vladimir Zelensky. Conversamos sobre a importância dos caminhos para construção da paz e de mantermos sempre o diálogo aberto entre nossos países."

O encontro de Lula e Zelensky gerou grande expectativa. Zelensky cobra de Lula uma posição favorável ao regime de Kiev, enquanto Lula adota uma postura mais pragmática. Na terça-feira (19), Zelensky não aplaudiu Lula após o discurso do presidente brasileiro na Assembleia Geral da ONU. Também na terça, em conversa com jornalistas, Lula disse que não tinha expectativas para o encontro com Zelensky.
"Eu não tenho expectativa. A expectativa é de uma conversa de dois presidentes de países. Cada um com seus problemas, cada um com as suas visões", disse o presidente.
Presidente da Ucrânia, Vladimir Zelensky, durante a 78ª Sessão da Assembleia Geral da ONU, nos EUA - Sputnik Brasil, 1920, 20.09.2023
Operação militar especial russa
Zelensky fica constrangido na ONU após fala de Lula sobre Rússia
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала