- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Coreia do Sul e Indonésia revelam que usarão moedas nacionais no comércio bilateral a partir de 2024

CC BY 2.0 / Flickr / James St. John / Won sul-coreano (imagem referencial)
Won sul-coreano (imagem referencial) - Sputnik Brasil, 1920, 11.12.2023
Nos siga no
Os bancos centrais dos dois países destacam as vantagens da iniciativa, que incluem a redução dos riscos e custos cambiais, que deverão impulsionar o comércio bilateral.
A Coreia do Sul e a Indonésia concordaram no domingo (10) em começar a usar moedas locais no comércio bilateral a partir de 2024, informaram os bancos centrais dos dois países em um comunicado conjunto.

"O Banco da Indonésia (BI) e o Banco da Coreia (BC), à margem de uma reunião bilateral de alto nível na Indonésia em 10 de dezembro de 2023, anunciaram outro marco [de cooperação] para promover um maior uso de moedas locais em transações bilaterais. Durante a reunião, o BI e o BC concordaram, como primeiro passo, em estabelecer uma instrução de trabalho para um esquema de transação em moeda local", relatou a declaração.

"O esquema, que está planejado para entrar em operação em 2024, ajudará a facilitar a liquidação de transações comerciais entre a Indonésia e a Coreia [do Sul] em suas moedas locais, reduzindo o impacto dos riscos e custos cambiais para empresas e outros participantes", continuou ele.
Segundo o comunicado, a Coreia do Sul e a Indonésia poderão definir diretamente as taxas de câmbio de suas moedas nacionais uma em relação à outra, o que não apenas impulsionará o comércio bilateral, o que reduziria os riscos e custos, mas também permitiria o desenvolvimento de mercados financeiros em moedas locais.
Dólar em chamas - Sputnik Brasil, 1920, 21.11.2023
Panorama internacional
Mudança para moedas nacionais digitais pode acelerar a desdolarização, afirma ministro russo
Perry Warjiyo, governador do Banco Central da Indonésia, descreveu a iniciativa como estratégica, afirmando que ela ajudaria a melhorar a eficiência das transações, a estabilidade macroeconômica e a cooperação financeira entre os dois países. Lee Chang-yong, seu homólogo da Coreia do Sul, por sua vez, notou que a Indonésia é uma líder na cadeia de suprimentos global para baterias de veículos elétricos, o que desperta o interesse comercial sul-coreano.
"Devido à experiência bem-sucedida da Indonésia na implementação de um esquema de transação em moeda local com vários outros países nos últimos anos, podemos esperar que um esquema [semelhante] entre a Coreia e a Indonésia também seja implementado e lançado com sucesso. Ambos os bancos centrais estão empenhados em trabalhar arduamente para atingir esse objetivo", sublinhou Lee Chang-yong.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала