- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

EUA e Reino Unido usam base no Chipre para sustentar guerra de Israel, revela depoimento parlamentar

© AP Photo / Petros KaradjiasParaquedistas britânicos da 16ª Brigada de Assalto Aéreo embarcam em avião de transporte C-130 que viajará à Jordânia para um exercício conjunto com soldados jordanianos, na base aérea RAF Akrotiri, Chipre, 23 de junho de 2021
Paraquedistas britânicos da 16ª Brigada de Assalto Aéreo embarcam em avião de transporte C-130 que viajará à Jordânia para um exercício conjunto com soldados jordanianos, na base aérea RAF Akrotiri, Chipre, 23 de junho de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 09.12.2023
Nos siga no
O ministro da Defesa do Reino Unido falou ao parlamento do país, dizendo que aviões britânicos e norte-americanos partem da base RAF Akrotiri para ajudar Israel no seu conflito com o Hamas.
As forças aéreas dos EUA e do Reino Unido usam uma base no Chipre para auxiliar Israel no seu conflito com o Hamas, relataram militares britânicos ao Parlamento britânico, citados na sexta-feira (8) pelo portal Declassified UK.
O tempo de voo entre a RAF Akrotiri, a principal base aérea do Reino Unido no Chipre, localizada a 290 km de Tel Aviv, é de 40 minutos.
"Como um parceiro de confiança, o Ministério da Defesa se envolve rotineiramente com a República do Chipre em questões relacionadas às Áreas das Bases Soberanas", explicou no depoimento desta semana James Heappey, ministro da Defesa do Reino Unido, acrescentando que "isso inclui, quando apropriado, informar a República do Chipre sobre os voos que entram e saem da RAF Akrotiri, embora não haja nenhuma exigência formal para isso".
Kenny MacAskill, deputado pelo condado escocês East Lothian, criticou o esquema.
Soldado no topo do tanque Merkava - Sputnik Brasil, 1920, 09.12.2023
Panorama internacional
Biden insta legisladores para vender armas a Israel no valor de US$ 500 milhões, diz mídia
"É uma 'base soberana' britânica, mas fica no Chipre, que é uma nação soberana e ostensivamente uma aliada. Essa falta de qualquer mecanismo formal para troca de informações sobre as atividades do Reino Unido e dos EUA na ilha não é somente um insulto aos cipriotas e ao Chipre, mas pode colocá-los em perigo", declarou ele ao Declassified UK.
"Eles certamente deveriam ter o direito de saber quais operações estão sendo realizadas a partir de sua ilha. No entanto, essas ações militares do Reino Unido e dos EUA são realizadas sem qualquer necessidade de consultar os cipriotas, mesmo que isso possa transformá-los em um alvo para o terrorismo", advertiu igualmente MacAskill, ex-secretário de Justiça da Escócia.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала