- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Pesquisa: gestão de Scholz é desaprovada por 82% dos alemães

© AP Photo / Markus SchreiberOlaf Scholz, chanceler alemão, participa de reunião de gabinete em Berlim. Alemanha, 6 de dezembro de 2023
Olaf Scholz, chanceler alemão, participa de reunião de gabinete em Berlim. Alemanha, 6 de dezembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 08.12.2023
Nos siga no
Sondagem aponta insatisfação geral da opinião pública alemã com o trabalho do chanceler. Percentual de desaprovação é o maior já registrado por um chanceler no país desde 1997.
Uma pesquisa divulgada nesta sexta-feira (8) apontou que a aprovação do chanceler alemão, Olaf Scholz, atingiu o menor percentual já registrado por um chefe de governo no país.
Segundo a sondagem, publicada pelo instituto de pesquisa alemão ARD-DeutschlandTrend, 82% (quatro em cada cinco alemães) dos entrevistados afirmaram descontentamento em relação à gestão de Scholz. Trata-se do pior índice de aprovação já registrado desde 1997, quando a primeira pesquisa foi realizada.
Dos entrevistados, apenas 20% classificaram o trabalho de Scholz como satisfatório. Ademais, 71% afirmaram que Scholz não inspira confiança como gestor de crise, contra 23% que responderam afirmativamente, e 68% afirmaram que ele não está à altura do cargo, contra 27% que responderam positivamente. A comunicação de Scholz também é alvo de descontentamento. Na pesquisa, 84% afirmaram não considerar Scholz um comunicador convincente, contra 12%.
O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, discursa em sessão plenária da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2023 (COP28), em Dubai. Emirados Árabes Unidos, 1º de dezembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 01.12.2023
Panorama internacional
Viagem de Lula à Alemanha traz chance de tratar da agenda climática sem hipocrisia europeia
A sondagem indica uma insatisfação geral entre a opinião pública alemã com relação à coalizão de governo de Scholz, formada pelos partidos Social-Democrata (de Scholz), Democratas Livres e o Partido Verde.
Da coalizão, apenas o ministro da Defesa, Boris Pistorius, recebeu uma avaliação ligeiramente positiva, com 52% dos entrevistados aprovando seu trabalho frente ao ministério. Mais da metade dos entrevistados (54%) afirmaram ser a favor de cortes na ajuda militar enviada pela Alemanha à Ucrânia.
A pesquisa é divulgada quase um mês após o Tribunal Constitucional da Alemanha considerar inconstitucionais os planos do governo para realocar 60 bilhões de euros (cerca de R$ 320 bilhões) excedentes de um fundo de combate à COVID-19 para financiar a agenda de transição energética. O plano era investir o montante em subsídios para os setores de energia, indústria e microchips, dando fôlego à estagnada economia alemã e acelerando a transição energética.
A Alemanha sofre com uma crise no fornecimento de energia desde a eclosão do conflito entre Rússia e Ucrânia, em fevereiro de 2022, que afetou as cadeias de fornecimento de gás e petróleo russo à Europa.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала