- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Israel barra palestinos incluídos em nova lista feita pelo Brasil para saída de Gaza, diz mídia

© AFP 2023 / Mídia AssociadaPessoas que fogem da Faixa de Gaza fazem fila na parte egípcia da fronteira de Rafah com o enclave palestino, em 3 de dezembro de 2023
Pessoas que fogem da Faixa de Gaza fazem fila na parte egípcia da fronteira de Rafah com o enclave palestino, em 3 de dezembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 08.12.2023
Nos siga no
Nesta sexta-feira (8), as famílias dos brasileiros residentes em Gaza começaram a ser avisadas de que as autorizações não foram liberadas. Diante disso, algumas pessoas estão pensando em desistir da repatriação.
No final do mês passado, o governo brasileiro preparou e enviou para Israel e Egito uma nova relação de pessoas que se encontram na Faixa de Gaza e desejam deixar a região.
No entanto, fontes disseram à CNN Brasil que Israel vetou parte da lista de 102 nomes enviados pelo Itamaraty com pedido de autorização. Foram proibidas saídas de palestinos familiares próximos de brasileiros, segundo diversas fontes envolvidas na operação ouvidas pela mídia.
De acordo com o canal, a previsão é que o resgate do segundo grupo ocorra ainda neste fim de semana. O grupo foi avisado para que estivesse preparado para cruzar a passagem de Rafah às 06h00 (01h00 do horário de Brasília) deste sábado (9).
Uma família palestina deslocada que fugiu de Khan Yunis monta acampamento em Rafah, mais ao sul, perto da fronteira da Faixa de Gaza com o Egito, em 6 de dezembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 06.12.2023
Notícias do Brasil
Brasil retira 85 pessoas de zonas de conflito em Gaza e espera autorização para cruzar fronteira
A mídia aponta que o veto a alguns nomes já era esperado pelo Itamaraty, visto que nesse segundo grupo o Brasil ampliou os critérios para incluir palestinos parentes próximos de brasileiros.
Desta vez, avós e irmãos mais velhos foram incluídos. Na primeira lista estavam apenas pais, filhos e cônjuges, além de brasileiros e cidadãos com dupla nacionalidade. Com isso, agora a maioria dos nomes é formada por palestinos.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала