- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Moro depõe em ação que pede sua cassação no Senado e diz se sentir 'violado' por ações do PT e do PL

© Folhapress / Pedro LadeiraO ex-juiz Sergio Moro em 18 de abril de 2022
O ex-juiz Sergio Moro em 18 de abril de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 07.12.2023
Nos siga no
O senador Sergio Moro (União-PR) depôs nesta quinta-feira (7) no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) para prestar esclarecimentos sobre o processo que pode levar à sua cassação, movido pelos partido do PT e do PL em junho deste ano.
Moro falou durante cerca de uma hora e, na saída do tribunal, declarou à imprensa que ficou "profundamente ofendido com os partidos do PT e PL" por terem mencionado seus gastos com segurança nas ações.
"Me sinto violado quando as partes alegam que meus gastos com segurança deveriam ser considerados para a cassação do meu mandato. Como vocês sabem, fui juiz da Lava Jato que veio concorrer em uma eleição altamente polarizada. [...] coloquei como condição necessária que houvesse segurança. Sabíamos que havia risco de sofrermos atentados, como existe até hoje", comentou ele, segundo informações do jornal O Globo.
O senador e ex-juiz da operação Lava Jato responde na Justiça Eleitoral por abuso de poder econômico e político durante as eleições do ano passado.
O juiz do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes participa da cerimônia de posse de Aloizio Mercadante como presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) na sede do BNDES no Rio de Janeiro, Brasil, em 6 de fevereiro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 05.04.2023
Notícias do Brasil
Gilmar Mendes diz que maior contribuição de Bolsonaro foi 'devolver Moro ao nada'; ex-juiz rebate
As ações são um "verdadeiro castelo de cartas", frisou ele em sua conta na plataforma X (antigo Twitter) na tarde de hoje (7).
Os partidos alegam que Moro tentou driblar a legislação eleitoral quando desistiu de concorrer à Presidência da República, quando excedeu o limite de gastos de campanha e quando migrou do partido Podemos para o União Brasil.
As ações afirmam que Moro gastou cerca de R$ 6,7 milhões na pré-campanha à Presidência e na campanha ao Senado. Legalmente, o limite permitido é de R$ 4,4 milhões.
Mesmo se for condenado, o processo ainda precisa ser julgado em segunda instância pelo Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) e, depois, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e, só então, Moro perderia a vaga no Senado, caso seja condenado em última instância.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала