- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Joe Biden 'não tem certeza' se buscaria reeleição se Trump não estivesse concorrendo (VÍDEO)

© AP Photo / Jacquelyn MartinO presidente Joe Biden fala à mídia ao retornar à Casa Branca, em Washington D.C., após uma parada em Boston, em 5 de dezembro de 2023
O presidente Joe Biden fala à mídia ao retornar à Casa Branca, em Washington D.C., após uma parada em Boston, em 5 de dezembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 06.12.2023
Nos siga no
Comentários em evento de arrecadação de fundos mostram que o presidente dos EUA lutou com a decisão de buscar um segundo mandato.
De acordo com o Financial Times (FT), o presidente dos EUA, Joe Biden, disse aos doadores do Partido Democrata que poderia ter decidido não tentar a reeleição se Donald Trump não estivesse concorrendo à Casa Branca, destacando como a oposição ao líder republicano continua a ser um fator motivador por trás da campanha do presidente em 2024.
"Se Trump não estivesse concorrendo, não tenho certeza se estaria concorrendo", disse Biden. "Mas não podemos deixá-lo vencer pelo bem do nosso país."
Biden teceu seus comentários em um evento de arrecadação de fundos em Massachusetts, na terça-feira (5), em um momento em que ele enfrenta baixos índices de aprovação.
O atual presidente norte-americano, de 81 anos, se considera a arma política mais eficaz que os democratas têm contra Trump, depois de o ter derrotado nas eleições de 2020, e após a derrota de muitos dos candidatos indicados por Trump terem perdido as eleições de meio de mandato de 2022.
Apesar da declaração de Biden, pesquisas recentes lançaram dúvidas sobre a capacidade de Biden de derrotar Trump, mostrando o ex-presidente republicano com vantagem nas pesquisas nacionais e em pesquisas de alguns estados decisivos. Os eleitores parecem desaprovar amplamente a forma como Biden lida com a economia e estão preocupados com a sua idade.
"Não há muita confiança aqui!", escreveu Jason Miller, conselheiro sênior de Trump, em uma postagem nas redes sociais referindo-se aos comentários de Biden.
Depois de retornar à Casa Branca, ainda na terça-feira, Biden foi questionado se ele desistiria da corrida de 2024 se Trump desistisse. "Agora não", respondeu ele.
Os responsáveis da campanha de Biden há muito que presumiam que Trump seria o candidato republicano, dada a sua grande vantagem nas sondagens primárias republicanas, e concentraram cada vez mais a candidatura de 2024 no contraste com o ex-presidente.
Trump adotou retórica e posições nos últimos meses que fizeram soar o alarme em Washington e não só sobre o destino da democracia nos EUA. Trump, de 77 anos, prometeu vingança contra os seus adversários políticos e sinalizou uma política externa muito mais isolacionista.
"Trump não está mais escondendo a bola. Ele está nos dizendo o que vai fazer. Ele não esconde isso", disse Biden aos jornalistas.
A viabilidade de Trump nas eleições gerais do próximo ano também permanece em dúvida dadas as 91 acusações criminais que enfrenta em múltiplas jurisdições, com julgamentos esperados ao longo do próximo ano. Mas a equipe de Biden precisa entender ainda até que ponto sua campanha deve se concentrar em Trump ou nos posicionamentos políticos populares dos democratas.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала