- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

China anuncia início de operação do 1º reator nuclear de 4ª geração do mundo (FOTOS)

© Foto / Twitter / ReproduçãoReator nuclear China Shidaowan
Reator nuclear China Shidaowan - Sputnik Brasil, 1920, 06.12.2023
Nos siga no
Os reatores nucleares de quarta geração são projetados para serem os sucessores dos já existentes, uma vez que são resfriados com gás hélio e não com água, oferecendo uma forma promissora de desenvolver mais usinas nucleares no interior.
A China iniciou operações comerciais em um reator nuclear de quarta geração que é o primeiro desse tipo no mundo, relata o jornal South China Morning Post.
A usina de quarta geração de Shidaowan, localizada na província de Shandong, ao norte da China, foi concebida para utilizar o combustível de forma mais eficiente e melhorar a sua economia, segurança e meta ambiental.
A planta de reator refrigerado a gás de alta temperatura e 200 megawatts (MW) foi desenvolvida em conjunto pela concessionária estatal Huaneng, a Universidade de Tsinghua e a China National Nuclear Corporation. A planta usa um design modular, ressalta a mídia.
A primeira usina nuclear de quarta geração do mundo, a usina nuclear com reator refrigerado a gás de alta temperatura (HTGR) Shidaowan, entrou oficialmente em operação comercial no leste da China na quarta-feira (6).
Usinas modulares referem-se àquelas com menos de 300 MW. Em vez de usar água para resfriar o sistema, o reator de alta temperatura será resfriado com gás hélio, oferecendo uma forma promissora de desenvolver mais usinas nucleares no interior, já que não precisarão estar localizadas próximas a uma fonte de água.
"Uma característica do projeto do reator é a segurança inerente, pois no caso de uma falha repentina do reator ou perturbação externa, o núcleo não derreterá", disse um comunicado de imprensa da Tsinghua.
Ao mesmo tempo, reatores como o Shidaowan serão capazes de produzir hidrogênio juntamente com eletricidade para a rede. O hidrogênio produzido pelos reatores pode ser usado como combustível, bem como em diversas aplicações industriais.
A maior parte do hidrogênio produzido no mundo hoje é feita a partir de materiais à base de carbono e, portanto, cria emissões de dióxido de carbono. No entanto, reatores de alta temperatura podem usar processos termoquímicos para produzir hidrogênio com zero carbono usando água.
O corpo do reator nuclear para a unidade geradora de energia nº 7 da usina de Tianwan, que está sendo construída na China com a participação da Rússia - Sputnik Brasil, 1920, 03.08.2023
Panorama internacional
Rússia entrega à China corpo de reator nuclear para unidade geradora da usina de Tianwan
Pequim tem o objetivo de produzir 10% de eletricidade a partir da energia nuclear até 2035 e 18% até 2060, mas até setembro deste ano não tinha cumprido o seu objetivo para 2020 de instalar 58 gigawatts de capacidade nuclear.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала