- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Países da União Europeia compram volumes recorde de GNL russo antes do inverno, diz mídia

© Sputnik / Mikhail Voskresensky / Acessar o banco de imagensInstalação de Gás Natural Liquefeito (GNL) em Yamal, na Rússia
Instalação de Gás Natural Liquefeito (GNL) em Yamal, na Rússia - Sputnik Brasil, 1920, 05.12.2023
Nos siga no
As remessas tiveram um aumento anual de quase 10% em novembro em comparação com o ano passado e, segundo analistas, o aumento não tem relação com a queda apresentada pela procura chinesa.
As exportações russas de gás natural liquefeito (GNL) para a Europa atingiram um máximo histórico de 1,75 milhão de toneladas em novembro, informou o Kommersant na segunda-feira (4), citando dados da Kpler.
O recorde anterior foi estabelecido em dezembro de 2022, durante o inverno no Hemisfério Norte, quando a Rússia exportou 1,737 milhão de toneladas de GNL para a região.
Os maiores volumes de novembro foram alegadamente enviados para França e Bélgica, que receberam GNL de empresas na península de Yamal e na cidade de Vysotsk. As instalações são operadas pela Novatek, o segundo maior produtor de gás da Rússia.

As remessas globais de GNL russo para os mercados internacionais ascenderam a 2,914 milhões de toneladas em novembro, um aumento de 9,3% em comparação com o mesmo período do ano anterior.

No entanto, as entregas de GNL russo à China registraram um declínio acentuado para 0,1 milhão de toneladas, em comparação com 0,8 milhão de toneladas no mês anterior.
Os futuros de gás do Transfer Title Facility (TTF) para entregas de novembro eram iguais em preço ou negociados acima dos fornecimentos locais de GNL para a Ásia em alguns dias, de acordo com o especialista independente em energia Aleksandr Sobko, citado pelo Kommersant.
Terminal de gás em Baumgarten, Áustria, foto publicada em 14 de julho de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 04.12.2023
Panorama internacional
Apesar de 'diversificação', Áustria importa mais da metade da demanda de gás da Rússia, diz mídia
O analista acrescentou que o mercado europeu está se tornando mais atraente devido aos custos significativamente mais baixos de transporte de Yamal para a região. Sobko observou que a CNPC da China, que compra da Yamal LNG, já tinha redirecionado algumas remessas da Rússia para mercados mais lucrativos, ao mesmo tempo que compensava esses volumes para o mercado chinês a partir de outras fontes.
Viktor Katona, analista-chefe de petróleo bruto da Kpler, destacou as importações aceleradas de GNL pela China em novembro, dizendo que o redirecionamento dos fornecimentos russos não foi o resultado da fraca procura chinesa, mas sim do aumento do apelo do mercado europeu.
O Japão e a Coreia do Sul continuaram a receber GNL russo do projeto Sakhalin-2 ao abrigo de contratos de longo prazo com a Gazprom. Os fornecimentos ao Japão em novembro aumentaram 22% em termos anuais, para 0,64 milhão de toneladas, enquanto as importações da Coreia do Sul registraram um crescimento anual de 50%, para 0,28 milhão de toneladas.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала