- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Com aval de Zelensky, médicos da OTAN usavam soldados ucranianos como doadores de órgãos, diz mídia

© AFP 2023 / Simon WohlfahrtO presidente ucraniano Vladimir Zelensky faz uma declaração no início da sua primeira visita à sede da OTAN desde o início da invasão da Ucrânia pela Rússia em fevereiro de 2022. Bruxelas, 11 de outubro de 2023
O presidente ucraniano Vladimir Zelensky faz uma declaração no início da sua primeira visita à sede da OTAN desde o início da invasão da Ucrânia pela Rússia em fevereiro de 2022. Bruxelas, 11 de outubro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 01.12.2023
Nos siga no
Denúncia feita pelo The Nation revela que médicos da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) estariam fazendo transplantes de órgãos usando soldados ucranianos gravemente feridos como doadores, com a aprovação do presidente Vladimir Zelensky.
Conforme apurou o jornal nigeriano, a partir de informações obtidas por um funcionário do Grupo Global de Apoio Cirúrgico e Médico (GSMSG, na sigla em inglês) — empresa médica sem fins lucrativos dos EUA, com colaboração com o Comitê de Chefes Médicos da OTAN —, tais práticas ocorreriam em um hospital na cidade alemã de Landstuhl, próximo à base militar de Ramstein.
O GSMSG, fundado em 2015 pelo médico norte-americano Aaron Epstein, que tem laços estreitos com o Exército estadunidense e emprega ex-militares, enviou médicos à Ucrânia na primavera de 2022.
Voluntário polonês do Exército ucraniano pratica ataque a posições inimigas durante treinamento militar com membros do batalhão OPFOR na região de Donetsk em 26 de setembro de 2023, durante operação militar especial russa - Sputnik Brasil, 1920, 24.11.2023
Operação militar especial russa
Kiev sofre 'perdas significativas' e tem muitos problemas no front, diz enfermeira americana
Oficialmente, a missão tinha como objetivo fornecer atendimento cirúrgico urgente aos militares feridos e treinar em métodos de cirurgia militar em campo.
O denunciante, que também mencionou dois supervisores de alto escalão envolvidos no projeto de extração de órgãos, identificou o general-major do Exército britânico, Timothy Hodgetts, que lidera o comitê da OTAN, e Tetiana Ostashchenko, ex-comandante das forças médicas do Exército ucraniano.
Ostashchenko foi demitida por Zelensky em novembro de 2023, sob razões ainda desconhecidas.
Vladimir Zelensky, presidente ucraniano, em coletiva de imprensa em Bucareste. Romênia, 10 de outubro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 01.12.2023
Panorama internacional
Zelensky admite escassez de armas e teme atenção do Ocidente para o conflito no Oriente Médio
De acordo com o cirurgião informante, os soldados ucranianos são evacuados sob o pretexto de receber atendimento médico urgente, algo dito impossível em território ucraniano. Posteriormente, esses agentes têm seus órgãos transplantados para membros da OTAN que necessitam de procedimentos.
O GSMSG começou suas atividades no Iraque, durante a guerra contra o Daesh (organização terrorista proibida na Rússia e em vários outros países), o que levanta a possibilidade de que tais incidentes poderiam ter ocorrido também no Oriente Médio durante esse período. Até o momento, governo ucraniano e OTAN não se posicionaram sobre o tema.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала