- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Senado aprova adesão da Bolívia ao Mercosul; proposta segue para a presidência

CC BY 2.0 / Isac Nóbrega / Palácio do Planalto / Reunião Plenária da Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul e Estados Associados (foto de arquivo)
Reunião Plenária da Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul e Estados Associados (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 29.11.2023
Nos siga no
O Senado Federal aprovou nesta terça-feira o protocolo de adesão da Bolívia ao Mercosul. A votação, simbólica, teve apenas dois votos contrários, dos senadores Eduardo Girão (Novo-CE) e Cleitinho (PL-MG). Com a aceitação do Congresso, a proposta agora segue para a ratificação do presidente da República.
A discussão sobre a entrada da Bolívia no Mercosul teve início em 2006, durante o primeiro governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, e o presidente da China, Xi Jinping, apertam as mãos durante uma cerimônia de assinatura no Grande Salão do Povo em Pequim, em 22 de novembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 22.11.2023
Panorama internacional
Uruguai assina acordo de 'ampla parceria estratégica' com a China em meio a incerteza com Mercosul
Em janeiro do ano seguinte, o bloco aceitou o pedido do país vizinho durante cúpula realizada no Rio de Janeiro (RJ). No entanto, o processo de integração levou nove anos para ser finalizado, culminando na assinatura do acordo em julho de 2015, durante governo de Dilma Rousseff (PT).
Os critérios obrigatórios para a adesão da Bolívia incluem a adoção da Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM), da Tarifa Externa Comum (TEC) e do Regime de Origem do Mercosul.

"Não menos importante é a abertura ou ampliação de mercado para as empresas brasileiras, com a possibilidade de uso de energia mais barata, lembrando que Brasil e Argentina já são os principais parceiros comerciais da Bolívia", afirmou relatório do senador Chico Rodrigues (PSB-RR).

Atualmente, a Bolívia é um estado associado ao Mercosul, ao lado de outros países como Chile, Peru e Colômbia. Com a aprovação do protocolo, o país poderá tornar-se membro pleno do bloco, ao lado de Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai.
O protocolo estabelece que a Bolívia deve adotar as normativas do Mercosul gradualmente, em até quatro anos a partir de sua entrada no bloco. No mesmo prazo, o país deve adotar a NCM, a TEC e o Regime de Origem do Mercosul.
Mundioka #237 - Sputnik Brasil, 1920, 28.11.2023
Mundioka
O que vem por aí com o Paraguai na presidência do Mercosul?
Após a votação, o Senado aprovou um requerimento que cria um grupo de trabalho com cinco senadores para verificar a situação política e social da Bolívia. O senador Cid Gomes (PDT-CE), autor do requerimento, destacou a importância de acompanhar as questões democráticas no país vizinho, conforme critério estabelecido em 2015 durante o processo de aceitação no bloco.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала