- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Japão está alarmado com o reforço da aliança entre Rússia e China, aponta jornal

© AP Photo / Koji SasaharaBandeira do Sol Nascente, a bandeira militar do Japão, içada no navio de desembarque JS Kunisaki da Força Marítima de Autodefesa do Japão
Bandeira do Sol Nascente, a bandeira militar do Japão, içada no navio de desembarque JS Kunisaki da Força Marítima de Autodefesa do Japão - Sputnik Brasil, 1920, 29.11.2023
Nos siga no
O Japão está alarmado com o fortalecimento da aliança Rússia-China, conforme assinala o novo relatório de segurança que reflete um dos medos mais fortes de Tóquio – a aliança militar entre Moscou e Pequim, escreve South China Morning Post.
A mídia destaca que o Instituto Nacional de Pesquisa de Defesa (NIDS, na sigla em inglês), um think tank afiliado ao Ministério da Defesa do Japão, publicou na semana passada um relatório sobre a estratégia de segurança da China em 2024, que afirma que a rivalidade entre os EUA e o bloco China-Rússia aumentará na próxima década.
De acordo com o relatório, Tóquio está "mais alarmada" com os exercícios conjuntos das Marinhas chinesa e russa e da aviação no mar do Japão (também conhecido como mar do Leste), bem como exercícios conjuntos em torno das ilhas japonesas no início do ano.
Pilotos da Força Aérea de Autodefesa do Japão ao lado de caças F-15J durante exercícios militares - Sputnik Brasil, 1920, 19.11.2023
Panorama internacional
Japão termina simulação de resposta a suposta invasão chinesa de ilha 'vulnerável' (VÍDEO)
Garren Mulloy, professor de relações internacionais da Universidade Daito Bunka e especialista em questões militares, destaca que Japão ficou alarmado com a crescente cooperação e interação entre as forças armadas chinesas e russas durante exercícios perto do Japão, embora isso seja apenas parte do "cenário de pesadelo" para a nação nipônica.

"Essa aliança emergente não é a pior situação em que o Japão poderia estar, mas faz parte dela. O pior cenário seria o fortalecimento dessa aliança e a retirada das forças dos EUA da região do Indo-Pacífico", explicou o especialista.

A chancelaria da Rússia tem repetidamente enfatizado que, após o início da operação especial na Ucrânia, Tóquio tem conduzido uma política francamente hostil em relação a Moscou.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала