- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Em meio à trégua em Gaza, ataque de Israel na Cisjordânia mata 2 palestinos

© AP Photo / Majdi MohammedCasa destruída por ataque das Forças de Defesa de Israel na Cisjordânia. Tubas, 28 de novembro de 2023
Casa destruída por ataque das Forças de Defesa de Israel na Cisjordânia. Tubas, 28 de novembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 28.11.2023
Nos siga no
Enquanto a trégua para a chegada de ajuda humanitária e a liberação de reféns na Faixa de Gaza chega ao quinto dia, as tensões voltaram a crescer em outro território palestino: a Cisjordânia. Durante ataques das Forças de Defesa de Israel (FDI) na região, duas pessoas foram mortas nesta terça-feira (28), anunciou o Ministério da Saúde da Palestina.
A escalada de violência das tropas israelenses na região provocaram o óbito do adolescente Amir Wahdan, de apenas 14 anos, em Tubas, no norte da Cisjordânia. O Exército israelense alegou que entrou na região para prender "dois suspeitos procurados" pelo país judeu.
Conforme a AFP, durante a atuação das forças, jovens começaram a jogar pedras contra veículos das FDI, que reagiu com armas de fogo. Já o Exército israelense afirmou que foi recebido por "vários homens armados abrindo fogo contra as forças de segurança, que responderam".
Já em Ramallah, cidade-sede da Autoridade Nacional Palestina, outro jovem faleceu: Malik Deghreh, de 17 anos, também após disparos de militares. Segundo testemunhas, pelo menos quatro balas atingiram a vítima.
As tropas entraram em uma aldeia na região para fazer buscas. Desde a última sexta (24), jovens palestinos se reúnem todas as noites para receber os prisioneiros libertados por Israel em troca do grupo de reféns raptado pelo Hamas no dia 7 de outubro. O acordo entre o movimento e o país judeu que levou ao cessar-fogo temporário prevê a libertação de cerca de 50 pessoas de Gaza e pelo menos 150 palestinos que estavam detidos em Israel.
Veículo do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) escolta ambulâncias do Ministério da Saúde palestino que transportam pessoas feridas até a passagem de Rafah, com o Egito, de Bureij, no centro da Faixa de Gaza, em 9 de novembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 28.11.2023
Panorama internacional
Hamas liberta 12 reféns; 30 prisioneiros palestinos serão soltos ainda nesta terça-feira
Na noite de segunda (27), um jovem palestino foi morto em Beitunia, uma vila entre a prisão israelense de Ofer e Ramallah. Conforme a Autoridade Nacional Palestina, nas ocasiões, as Forças Armadas de Israel dispararam bombas de gás lacrimogêneo e até armas de fogo contra o público, o que também provocou dezenas de feridos. Já as FDI disseram que são técnicas de dispersão e "fogo real".
A violência explodiu na Cisjordânia — ocupada por Israel desde 1967 — após os ataques de 7 de outubro ao sul de Israel pelo Hamas, que deixaram 1.200 mortos, a maioria civis, segundo as autoridades israelenses. A retaliação israelense na Faixa de Gaza já deixou mais de 16 mil palestinos mortos.
Apesar de não estar diretamente na guerra, a Cisjordânia já registrou mais de 230 mortes de palestinos por soldados e colonos israelenses, segundo o Ministério da Saúde local.

Preocupação internacional

Em outro sinal de crescente preocupação internacional sobre a escalada da guerra, especialistas em direitos humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) também apelaram nesta semana para investigações independentes sobre crimes contra a humanidade cometidos em Israel e nos territórios palestinos.
Morris Tidball-Binz, relator especial das Nações Unidas sobre execuções extrajudiciais, e Alice Jill Edwards, relatora especial sobre tortura, emitiram uma declaração conjunta sublinhando a necessidade de "investigações rápidas, transparentes e independentes".
O conflito entre Israel e Palestina, relacionado a interesses territoriais das partes, tem sido uma fonte de tensão e de combate na região há muitas décadas. Uma decisão da ONU em 1947 determinou a criação de dois Estados, mas apenas o israelense foi criado.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала