- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Zelensky é denunciado na Justiça por atrasar negociações de paz

© AP Photo / Virginia MayoPresidente da Ucrânia, Vladimir Zelensky durante conferência de imprensa com o secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), Jens Stoltenberg, antes de reunião dos ministros da Defesa da OTAN, na sede da aliança militar. Bruxelas, Bélgica, 11 de outubro de 2023
Presidente da Ucrânia, Vladimir Zelensky durante conferência de imprensa com o secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), Jens Stoltenberg, antes de reunião dos ministros da Defesa da OTAN, na sede da aliança militar. Bruxelas, Bélgica, 11 de outubro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 27.11.2023
Nos siga no
O ex-deputado da Suprema Rada, órgão legislativo unicameral da Ucrânia, Ilia Kiva enviou uma denúncia ao procurador-geral do país contra o presidente Vladimir Zelensky, acusando-o de deliberadamente atrasar o processo de negociação de paz com a Rússia.
Moscou já afirmou estar disponível para negociações de paz, tendo inclusive proposto um fim para as hostilidades nos primeiros meses de 2022. A denúncia de Kiva é feita, inclusive, em meio a uma revelação na última semana feita por David Arakhamiya, líder governista no Parlamento, de que Kiev rejeitou uma proposta de paz da Rússia.

"Com base em uma entrevista com David Arakhamiya em 24 de novembro, membros da delegação ucraniana, plenamente conscientes das suas próprias ações e poderes como representantes do povo ucraniano, atrasaram deliberadamente o processo de negociação e não tentaram chegar a acordos para resolver a situação, o que, por sua vez, privou o povo ucraniano da oportunidade de salvar centenas de milhares de vidas e levou à destruição completa da economia do país!", disse Kiva.

O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson (à esquerda), caminha ao lado do presidente ucraniano, Vladimir Zelensky (à direita), em Kiev, Ucrânia, 9 de abril de 2022  - Sputnik Brasil, 1920, 27.11.2023
Panorama internacional
Especialista: Zelensky e Ocidente são igualmente responsáveis por acabar com o acordo com Rússia
Após a confissão de Arakhamiya, de que as autoridades ucranianas foram convencidas pelo ex-primeiro-ministro britânico Boris Johnson a continuarem lutando, Kiva também chamou as atitudes das autoridades ucranianas de "alta traição" e "ações deliberadas de cidadãos ucranianos que prejudicaram a soberania, integridade territorial e inviolabilidade do país".
Além de Zelensky, Kiva incluiu em sua denúncia o comandante das Forças Armadas, Valery Zaluzhny; o ex-chefe do Serviço de Segurança da Ucrânia (SBU, na sigla em ucraniano) Ivan Bakanov; o chefe do departamento de contrainteligência do SBU, Aleksandr Poklad; o deputado David Arakhamiya, o presidente do Parlamento, Ruslan Stefanchuk; e o chefe do gabinete presidencial, Andrei Yermak.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала