- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Comércio Brasil-Arábia Saudita: 'Lula pediu para pôr o pé no acelerador', diz Rui Costa em Riad

© Foto / Divulgação MRE BrasilNa Arábia Saudita, ministro Rui Costa inicia agenda preparatória para a chegada do presidente Lula. Novembro de 2023
Na Arábia Saudita, ministro Rui Costa inicia agenda preparatória para a chegada do presidente Lula. Novembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 27.11.2023
Nos siga no
A comitiva brasileira chegou nesta segunda-feira (27) em Riad, capital da Arábia Saudita, com extensa agenda de reuniões bilaterais preparatórias para o encontro do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do príncipe Mohammed bin Salman, previsto para ocorrer amanhã no país árabe.
Na pauta dos encontros, os principais temas tratados foram sobre parcerias nas áreas de energia, infraestrutura e aviação. Vários ministros integram a comitiva, entre eles o da Casa Civil da Presidência da República, Rui Costa, que declarou: "O presidente Lula nos pediu para pôr o pé no acelerador, e nós estamos aqui para isso." Lula chega ao país árabe amanhã e deve ficar até quarta-feira (29), de acordo com a agenda presidencial divulgada pelo Planalto.
Rui Costa e o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, estiveram pela manhã com o ministro dos Transportes saudita, Saleh al-Jasser, apresentando projetos de infraestrutura brasileiros, com destaque para as obras do Novo PAC. A Ferrovia de Integração Oeste Leste (FIOL) e a Ferrovia Norte Sul são projetos que podem atrair capital estrangeiro. Outro ponto de destaque foi a aviação.

"O Brasil tem interesse em voos diretos da Arábia Saudita", comunicou Rui Costa frente ao interesse do país árabe de ampliar voos partindo do país.

Exportação dos EUA ao Brasil podem crescer - Sputnik Brasil, 1920, 05.04.2023
Notícias do Brasil
Arábia Saudita desbanca Brasil no ranking de maiores exportadores do mundo e país perde posição
Rui Costa e Silvio Costa Filho também trataram de oportunidades do setor portuário brasileiro com o diretor de investimentos estratégicos da Red Sea Gateway Terminal (RSGT), Mateo Beneduce. A empresa opera no porto islâmico de Jeddah com terminal de classe mundial.
Com o ministro de Energia, o príncipe Abdulaziz bin Salman, Rui Costa e o ministro de Minas e Energia do Brasil, Alexandre Silveira, conversaram sobre parcerias para a transição energética, a fim de financiar a ampliação da produção de energia eólica e solar no Brasil. Também participaram da agenda representantes da petroquímica saudita SABIC.
© Foto / Divulgação Casa Civil da Presidência da RepúblicaMinistro da Casa Civil da Presidência da República do Brasil, Rui Costa em encontro com o ministro dos Transportes, Saleh Al- Jasser. 27 de novembro de 2023
Ministro da Casa Civil da Presidência da República do Brasil, Rui Costa em encontro com o ministro dos Transportes, Saleh Al- Jasser. 27 de novembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 27.11.2023
Ministro da Casa Civil da Presidência da República do Brasil, Rui Costa em encontro com o ministro dos Transportes, Saleh Al- Jasser. 27 de novembro de 2023
Rui Costa ainda tem prevista uma audiência com o ministro saudita de Investimento, Khalid al-Falih.
A ida de Lula ao país busca incrementar o comércio bilateral com o país saudita que, em 2022, chegou a cerca de US$ 8 bilhões (cerca de R$ 40 bilhões), com destaque para as exportações brasileiras de produtos agrícolas e commodities minerais.
O presidente brasileiro segue então para o Catar na quinta-feira (29) e, em seguida, participa da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2023 (COP28), em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, que começa na sexta-feira (30).
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала