- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Rússia anuncia a existência de sistema de defesa aérea com países vizinhos

© Sputnik / Vitaly TimkivPosto de comando de um sistema de mísseis antiaéreos S-300V4 durante exercícios táticos de uma brigada de defesa antiaérea de unidade em Krasnodar
Posto de comando de um sistema de mísseis antiaéreos S-300V4 durante exercícios táticos de uma brigada de defesa antiaérea de unidade em Krasnodar - Sputnik Brasil, 1920, 26.11.2023
Nos siga no
O ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, anunciou neste domingo (26) a existência de um sistema de defesa aérea em conjunto com os países-membros da Organização do Tratado de Segurança Coletiva (OTSC), isto é, Armênia, Belarus, Cazaquistão, Quirguistão e Tajiquistão, além da própria Rússia.
De acordo com Shoigu, em declaração cedida ao canal de televisão Rossiya 24, o sistema de defesa área há havia sido, factualmente, criado há algum tempo, apesar de sua existência não constar em nenhum documento oficial. "Na verdade, [o sistema conjunto de defesa aérea] já foi criado a nível bilateral", disse o ministro.
"Temos um acordo (...) com cada um dos Estados, com a Armênia, com o Cazaquistão, com o Quirguistão, com o Tajiquistão e, claro, com Belarus", explicou. "Se houver necessidade de formalizar [a existência do sistema] em algum documento, nós o faremos", acrescentou.
Sistema de mísseis antiaéreos S-400 Triumph - Sputnik Brasil, 1920, 21.09.2023
Panorama internacional
Rússia posicionará sistemas de defesa aérea em países vizinhos
Shoigu ressaltou que o sistema de defesa conjunto está bem equipado e que os países-membros da OTSC "periodicamente conduzem exercícios e os mantém em condições de combate".
Na semana passada, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse que Moscou havia fornecido duas divisões de sistemas de defesa aérea S-300, que compreendem oito lançadores, ao Tajiquistão. A iniciativa é parte da criação desse escudo de defesa aérea com os membros da OTSC.
"No geral, estamos prontos para continuar e concluir este trabalho em relação ao OTSC como um todo", afirmou Putin.
Ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, em reunião do Conselho de Ministros da Defesa da CEI em Tula - Sputnik Brasil, 1920, 29.09.2023
Panorama internacional
Shoigu: situação global obriga os países da CEI a terem exércitos bem equipados
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала