- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Shoigu: situação global obriga os países da CEI a terem exércitos bem equipados

© Serviço de imprensa do MD da Federação Russa / Acessar o banco de imagensMinistro da Defesa russo, Sergei Shoigu, em reunião do Conselho de Ministros da Defesa da CEI em Tula
Ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, em reunião do Conselho de Ministros da Defesa da CEI em Tula - Sputnik Brasil, 1920, 29.09.2023
Nos siga no
Ministro da Defesa russo apela para uma maior cooperação entre os membros da CEI e defende que a situação político-militar atual os obriga a terem exércitos fortes, capazes de reagir rápido às ameaças emergentes.
Sergei Shoigu, ministro da Defesa da Rússia, durante uma reunião com seus homólogos no âmbito da Comunidade dos Estados Independentes (CEI), insistiu para que os membros procurem novas oportunidades de interação, além de fortalecer os seus exércitos para lidar com os desafios contemporâneos.

"Hoje iniciaremos os preparativos conjuntos para a celebração do 80º aniversário da Vitória dos nossos povos na Grande Guerra pela Pátria, cujas lições ainda permanecem relevantes. E a principal delas é a necessidade de ter forças armadas bem equipadas e treinadas, prontas para responder adequadamente aos desafios e ameaças. A atual situação político-militar no mundo obriga a isso", disse.

Grande Guerra pela Pátria fez parte da Segunda Guerra Mundial, compreendida entre 22 de junho de 1941 e 9 de maio Grande Guerra pela Pátria de 1945, e limitada às hostilidades entre a União Soviética e a Alemanha nazista e seus aliados.

O ministro também propôs aos colegas discutir, durante este encontro da CEI, as tarefas de cooperação entre as entidades de defesa, as maneiras de ampliar a cooperação, bem como de fortalecer suas áreas tradicionais e buscar novas.
O presidente Vladimir Putin discutiu a interação da Rússia com os países da CEI com os membros do Conselho de Segurança da Rússia em maio. Ele observou que a Rússia e as ex-repúblicas socialistas soviéticas possuem "todo um conjunto de vantagens competitivas significativas" para o desenvolvimento "em muitas áreas", incluindo o setor de defesa.
No dia 29 de maio, o presidente assinou uma lei que ratifica o acordo a respeito de um sistema conjunto de defesa aérea com o Quirguistão. No dia 22 de setembro, o vice-comandante-chefe da Força Aeroespacial da Rússia, Yuri Grekhov, anunciou que planeja-se implantar sistemas de defesa antimísseis nos países da organização.
Em meio a exercícios táticos, soldados russos demonstram seu poder de fogo em Primorie, na Rússia - Sputnik Brasil, 1920, 28.09.2023
Operação militar especial russa
Exército russo se fortalece a cada dia, enquanto ucraniano definha, diz jornalista alemão
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала