- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Navio de Israel foi atacado por drone do Irã no oceano Índico, diz oficial dos EUA

© AFP 2023Navio de carga Galaxy Leader, apreendido por combatentes houthis dois dias antes, em um porto no mar Vermelho, na província de Hodeida, Iêmen, 22 de novembro de 2023
Navio de carga Galaxy Leader, apreendido por combatentes houthis dois dias antes, em um porto no mar Vermelho, na província de Hodeida, Iêmen, 22 de novembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 25.11.2023
Nos siga no
A Associated Press indica que uma embarcação de Israel, e com bandeira de Malta, que navegava sem seu rastreador ligado, foi abordado por um Shahed-136 do Irã.
Um navio de carga de propriedade de um bilionário israelense foi atacado na sexta-feira (25) por um suposto drone iraniano no oceano Índico, contou um oficial americano à agência norte-americana Associated Press (AP).
O oficial detalhou que o navio com bandeira de Malta foi suspeito de ter sido atacado em águas internacionais por um drone Shahed-136 em forma de triângulo.
O drone explodiu, causando danos ao navio, mas sem ferir nenhum de seus tripulantes, disse ele.
"Continuamos monitorando a situação de perto", disse o funcionário, sem explicar por que os militares dos EUA acreditavam que o Irã estava por trás do ataque.
Navio de carga (imagem referencial) - Sputnik Brasil, 1920, 19.11.2023
Panorama internacional
Militantes houthis capturam navio de carga japonês, diz mídia norte-americana
O navio estava com o rastreador do sistema de identificação automática (AIS, na sigla em inglês) desligado desde terça-feira (21), quando deixou o porto de Jebel Ali, em Dubai, de acordo com dados do MarineTraffic.com analisados pela AP. Os navios devem manter seu AIS ativos por motivos de segurança, mas as tripulações os desligam se temem ser um alvo. O navio fez o mesmo quando viajou recentemente pelo mar Vermelho, perto do Iêmen, onde vivem rebeldes houthis apoiados pelo Irã, escreve a mídia.
De acordo com a AP, a tripulação do navio da CMA CGM, uma grande transportadora com sede em Marselha, na França, se comportou como se acreditasse que o navio estivesse enfrentando uma ameaça.
O ataque acontece em meio a um cessar-fogo entre o grupo palestino Hamas e Israel, que provocou cerca de 15.000 mortos civis desde 7 de outubro, a grande maioria dos quais é do lado palestino, em resultado de uma retaliação criticada pelo mundo afora como sendo violenta demais.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала