- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Recém-empossada chefe da Marinha americana diz que 'dissuasão da China' é prioridade militar dos EUA

© AP Photo / Jacquelyn MartinA almirante Lisa Franchetti fala durante uma audiência do Comitê de Serviços Armados do Senado sobre sua nomeação para recondução ao grau de almirante e para ser Chefe de Operações Navais, 14 de setembro de 2023
A almirante Lisa Franchetti fala durante uma audiência do Comitê de Serviços Armados do Senado sobre sua nomeação para recondução ao grau de almirante e para ser Chefe de Operações Navais, 14 de setembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 24.11.2023
Nos siga no
Os EUA seguirão trabalhando com aliados para combater as crescentes capacidades marítimas de Pequim, disse a recém-empossada chefe de operações navais norte-americana na Coreia do Sul nesta sexta-feira (24).
A região Indo-Pacífico "continua a ser a principal prioridade dos Estados Unidos", disse a almirante Lisa Franchetti em um briefing on-line a partir da Coreia do Sul ao encerrar uma visita de uma semana à região.
"Ao operar em conjunto, continuando a construir a nossa interoperabilidade através de exercícios, treino e planeamento, os Estados Unidos e todos os seus aliados e parceiros continuarão a dissuadir a China e outros potenciais adversários em todo o mundo", disse Franchetti citada pela agência Bloomberg.
Washington e Pequim tentaram recentemente estabilizar os laços, com os presidentes Joe Biden e Xi Jinping reunidos no início deste mês, mas persistem divergências sobre questões como a comercialização de semicondutores e as navegações no mar do Sul da China.
Esta semana, os militares estadunidenses reiniciaram as patrulhas com as Filipinas em águas disputadas. "A Marinha prosseguirá as operações e o planejamento com Manila e possivelmente expandirá as atividades com parceiros que pensam da mesma forma", acrescentou a almirante.
Franchetti, veterana naval de 59 anos que subiu ao cargo máximo da força no dia 2 deste mês, obteve um marcou com sua nomeação, visto que é a primeira vez que uma mulher é indicada para chefiar um ramo do serviço militar do Pentágono.
Os navios de guerra da Marinha das Filipinas BRP Gregorio del Pilar e BRP José Rizal, e o USS Gabrielle Giffords, da Marinha dos EUA, conduzem manobras táticas no disputado mar do Sul da China - Sputnik Brasil, 1920, 23.11.2023
Panorama internacional
Pequim diz que Filipinas recrutam 'força estrangeira para provocar problemas' no mar do Sul da China
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала