- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Apesar das sanções, economia russa crescerá o triplo do restante da Europa

© Sputnik / Vitaly Belousov / Acessar o banco de imagensApresentação de notas atualizadas do Banco da Rússia em denominações de 1 mil e 5 mil rublos
Apresentação de notas atualizadas do Banco da Rússia em denominações de 1 mil e 5 mil rublos - Sputnik Brasil, 1920, 24.11.2023
Nos siga no
As sanções ocidentais falharam em frear a economia russa. Segundo uma reportagem de quinta-feira (23) do jornal britânico The Guardian, o produto interno bruto (PIB) russo vai crescer 1,5% em 2024, superando os dos países da zona do euro, que deverão expandir meros 0,5% no próximo ano.
"Isso significa que os Estados Unidos, a Europa, o Japão e a Austrália – os principais países desenvolvidos – são incapazes de sancionar um país de forma eficaz", disse Vincent Mortier, o chefe de investimentos da Amundi, durante uma coletiva de imprensa em Paris.
O executivo ressaltou que, embora as sanções tenham impactado indivíduos e entidades russas, cujos ativos foram congelados nos últimos 20 meses, as importações e exportações do país permaneceram praticamente inalteradas.
Rublo russo - Sputnik Brasil, 1920, 29.09.2023
Panorama internacional
Economista: Rússia deixou a 'parte doente' da economia global, se reorientando para mercados na Ásia
Após perder acesso aos mercados ocidentais, a Rússia conseguiu reorientar a maior parte de seu comércio em direção aos parceiros do BRICS e a países como Turquia e Cazaquistão.
"É um choque de realidade. No final, se fizermos um balanço do conflito na Ucrânia, a Europa sofreu direta e fortemente. Para os Estados Unidos, [o impacto é] neutro; mas a Turquia, a Ásia Central e a Ásia em geral se beneficiaram", acrescentou Mortier.
Desde o início de sua operação especial na Ucrânia, a Rússia tem enfrentado sanções econômicas sem precedentes por parte do Ocidente. No início, isso causou uma contração econômica de 2,1% em 2022. No entanto, dados mais recentes mostram que o país se adaptou às sanções, com o Ministério da Finanças prevendo um crescimento de 3% até o final deste ano.
Outras organizações financeiras, como o FMI [Fundo Monetário Internacional] e o Banco Mundial, também revisaram suas estimativas para a economia russa, apontando um crescimento em 2023 e 2024.
O presidente russo, Vladimir Putin, no âmbito da Cúpula Rússia-África - Sputnik Brasil, 1920, 22.08.2023
Panorama internacional
Putin: Rússia está entre as 5 maiores economias do mundo e ultrapassa a Alemanha
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала