- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

AIE: empresas de petróleo e gás respondem por apenas 1% dos investimentos globais em energia limpa

© AP Photo / Andy WongChaminé de usina a carvão no seu último dia de operação, conforme a capital da China realiza transição para energia limpa. Pequim, 28 de fevereiro de 2017 (foto de arquivo)
Chaminé de usina a carvão no seu último dia de operação, conforme a capital da China realiza transição para energia limpa. Pequim, 28 de fevereiro de 2017 (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 23.11.2023
Nos siga no
As empresas de petróleo e gás não estão ativamente envolvidas na transição para energia limpa, representando apenas 1% do investimento global nessa esfera, de acordo com um relatório divulgado pela Agência Internacional de Energia (AIE) nesta quinta-feira (23).

"A maioria das empresas de petróleo e gás estão observando as transições energéticas do lado de fora. Os produtores de petróleo e gás representam apenas 1% do investimento total em energia limpa a nível mundial. Mais de 60% desse valor provém de apenas quatro empresas, entre milhares de produtores de petróleo e gás em todo o mundo hoje", diz o relatório da agência.

A redução das emissões das suas próprias operações deve ser incluída nas estratégias de transição de todas as empresas de petróleo e gás, afirmou a AIE. No entanto, menos de metade da produção mundial de petróleo e gás é atualmente produzida por empresas que visam à redução dessas emissões, acrescentou.

"É necessária uma coligação muito mais ampla — com metas muito mais ambiciosas — para alcançar reduções significativas em toda a indústria do petróleo e do gás. A produção, o transporte e o processamento de petróleo e gás resultam em pouco menos de 15% das emissões globais de gases de efeito estufa relacionadas com a energia. Essa é uma quantidade enorme, equivalente a todas as emissões de gases de efeito estufa relacionadas com a energia dos Estados Unidos", lê-se ainda no relatório.

Para limitar o aquecimento global a 1,5 grau Celsius, o setor global do petróleo e do gás teria de reduzir as emissões em mais de 60% até 2030 em relação aos níveis atuais, e a intensidade das emissões das atividades de produção de petróleo e gás teria de se aproximar de zero no início da década de 2040, disse a AIE.
Neste momento, a intensidade das emissões dos países com pior desempenho é de cinco a dez vezes superior à dos países com melhor desempenho, afirmou a agência. O metano é responsável por metade das emissões totais da indústria de petróleo e gás, acrescentou.
Plataforma de petróleo no distrito de Bavlinsky, na república do Tatarstão, Rússia, foto publicada em 21 de maio de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 14.11.2023
Panorama internacional
Demanda global de petróleo deve subir para 102 milhões de barris por dia em 2023, diz AIE
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала