- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

UE reconhece eleições argentinas e chama negociações UE-Mercosul de 'extremamente' focadas

© Sakis Mitrolidis/AFPMercosul e UE podem fechar acordo este ano
Mercosul e UE podem fechar acordo este ano - Sputnik Brasil, 1920, 20.11.2023
Nos siga no
A Comissão Europeia disse nesta segunda-feira (20) que tomou nota do resultado das eleições presidenciais na Argentina, acrescentando que a União Europeia (UE) espera que as negociações sobre o acordo comercial com o Mercosul estejam concluídas até o final do ano.
No domingo (19), o político de extrema-direita Javier Milei, da aliança La Libertad Avanza (A Liberdade Avança), venceu o segundo turno das eleições presidenciais na Argentina, derrotando o candidato da aliança governista Unión por la Patria (União pela Pátria), o ministro da Economia, Sergio Massa. Durante sua campanha, Milei prometeu retirar a adesão do país ao Mercosul.

"Certamente, tomamos nota do resultado eleitoral na Argentina, mas é tudo o que vamos dizer no momento. O que posso dizer sobre as negociações que estão em andamento [é que] elas são extremamente construtivas, extremamente focadas. Três reuniões entre os negociadores-chefes tiveram lugar em outubro e outra reunião na semana passada. Continuamos a trabalhar para cumprir o prazo estabelecido pela presidente da [Comissão Europeia] [Ursula] von der Leyen para resolver isto antes do final do ano. E isso continua a ser o caso", disse o porta-voz da Comissão Europeia, Olof Gill, aos repórteres, quando questionado sobre quais implicações a eleição de Milei poderia ter para as perspectivas do acordo UE-Mercosul.

 O presidente russo Vladimir Putin durante o VIII Fórum Econômico do Oriente - Sputnik Brasil, 1920, 20.11.2023
Panorama internacional
Putin felicita Javier Milei na Argentina e espera por maior cooperação e diálogo com Buenos Aires
No início do dia, o Financial Times (FT) informou que os dois blocos pretendem finalizar o acordo comercial antes do término da presidência do Brasil no Mercosul, no início de dezembro.
Em 2019, a UE e o Mercosul chegaram a um acordo político para um acordo comercial entre os dois blocos, após cerca de duas décadas de um extenso processo de negociação. Desde então, as partes têm estado envolvidas em conversações para chegar ao acordo comercial. As discussões ficaram suspensas durante meses devido às preocupações ambientais da UE em relação às nações sul-americanas, mas o processo foi revitalizado recentemente, com von der Leyen expressando em junho o compromisso de concluir o processo até o final de 2023.

O Mercosul, também conhecido como Mercado Comum do Sul, é um bloco comercial sul-americano que inclui Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. Foi criado em 1991, quando foi assinado um tratado que estabelece uma união aduaneira e um mercado comum na capital paraguaia, Assunção. O Mercosul une 250 milhões de pessoas e mais de 75% do produto interno bruto (PIB) total do continente.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала